close

Grana

Qual a melhor opção para empréstimo pessoal?

outubro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
5 min



A opção do empréstimo pessoal é indicada para quem precisa de dinheiro e não necessariamente para uma finalidade específica: quitar dívidas com o cartão de crédito ou cheque especial; deseja iniciar um negócio; ou resolver emergências financeiras. Tudo é valido. Mas, a dúvida é: onde fazer o empréstimo pessoal?

Esse tipo de empréstimo pode ser feito por bancos ou instituições financeiras, no entanto, é preciso pesquisar para saber qual deles oferece as menores taxas de juros e condições. Além disso, é importante ressaltar que essas taxas podem variar de acordo com o histórico financeiro do solicitante.

Entre as vantagens do empréstimo pessoal está o fato dele ser uma transação fácil e rápida, além de gerar prestações personalizadas para cada cliente em forma de boleto bancário, débito automático ou até cheque pré-datado. Esse tipo de transação também dá a liberdade de escolher a data de vencimento das parcelas.

O empréstimo pessoal é conhecido por ser uma transação fácil e rápida, além de gerar prestações personalizadas para cada cliente.

Mas, antes de contratar o serviço, você deve analisar o Custo Efetivo Total (CET) da operação, ou seja, verificar o que está incluso no preço do empréstimo. Isso porque, dependendo de onde você irá fazer o empréstimo pessoal, poderá encontrar opções que, à primeira vista, até parecem mais atrativas por possuírem juros mais baixos, mas, quando considerados os impostos e tributos daquele produto, o empréstimo pode não ser um bom negócio.

Em geral, as empresas que realizam empréstimos cobram uma Taxa de Abertura de Conta (TAC) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), no entanto, outras organizações também inserem nos tributos o seguro desemprego, o que acaba por elevar o valor das prestações. Quanto maior o valor das parcelas, maior será o montante final que você deverá pagar ao credor.

Para realizar um bom negócio, veja o valor que realmente precisará pegar emprestado e analise suas finanças para saber quanto da sua renda poderá disponibilizar para o pagamento do empréstimo mensalmente, sem comprometer as demais despesas.

É sempre bom lembrar que esse dinheiro é um facilitador momentâneo e não um financiamento do seu dia a dia. Por isso, tome essa decisão de forma consciente, após um detalhado planejamento financeiro.

Comparação entre bancos

Normalmente, os bancos emprestam dinheiro apenas para clientes que pagam as contas em dia e, assim, correm menos risco de não reaver o montante que emprestaram. Mas mesmo assim, os bancos ainda possuem taxas de juros mais altas que grande partes da financeiras e Fintechs.

Mesmo assim, a dúvida de onde fazer empréstimo pessoal é recorrente. Afinal, não é regra que as menores taxas serão aplicadas pelo banco onde se tem conta, por isso vale a pena comparar as diversas opções existentes no mercado para encontrar a que mais se adequa ao seu perfil financeiro.

Veja, aqui, uma comparação de taxas de grandes bancos brasileiros em três categorias, de acordo com análise realizada pelo Banco Central do Brasil no período de 19/01/2018 a 25/01/2018 (http://bit.ly/2C5Kcmc):

Melhores taxas

De acordo com a lista Pessoa Física – Crédito Pessoal Não Consignado, divulgada pelo Banco Central do Brasil em janeiro de 2018, os bancos que oferecem as menores taxas de juros para empréstimos pessoais são:

  1. Banco Votorantim S.A., com taxas de 1% ao mês e 12,69% ao ano;
  2. Banco Safra S.A., com taxas de 1,36% ao mês e 17,66% ao ano;
  3. Banco Ourinvest S.A., com taxas de 1,39% ao mês e 18,08% ao ano.

Taxas intermediárias

A lista que compreende os bancos que possuem taxas intermediárias de empréstimo pessoal, que variam de 3,85% a 4,76% ao mês, e de 57,31% a 74,62 ao ano, inclui os seguintes bancos:

  1. Banco do Brasil S.A., com taxas de 3,85% ao mês e 57,31% ao ano;
  2. Banco Santander S.A., com taxas de 4,43% ao mês e 68,31% ao ano;
  3. Itaú Unibanco BM S.A., com taxas de 4,76% ao mês e 74,62% ao ano.

Piores taxas

Atualmente, as piores taxas de juros para empréstimo pessoal são aplicadas por bancos públicos e privados. Entre eles, estão:

  1. Caixa Econômica Federal, com taxas de 4,9% ao mês e 77,63% ao ano;
  2. Banco Bradesco S.A., com taxas de 5,33% ao mês e 86,48% ao ano;
  3. Banco Mercantil do Brasil S.A., com taxas de 8,31% ao mês e 160,52% ao ano.

Por que as financeiras podem ser boas opções?

As instituições financeiras realizam atendimento personalizado. Com base nas suas necessidades e histórico de crédito, elas traçam seu perfil e concluem a melhor forma para ajudar você.

Muitas instituições financeiras oferecem crédito para negativados e disponibilizam até 60 dias para começar a pagar. Essas são algumas das vantagens de se pegar empréstimo pessoal com uma instituição financeira. Além disso, para oferecer taxas de juros menores, atualmente essas empresas apostam na opção de contratação de crédito online.

É bom para o cliente, que não precisa perder tempo, já que não precisará se dirigir ao local onde pretende fazer o empréstimo pessoal, e é bom para a empresa, que não tem gastos com espaço físico e pode descontar esse custo de seus tributos.

Mesmo sem  a financeira ter o contato físico, realizam atendimento personalizado. Com base nas suas necessidades e histórico de crédito, elas traçam seu perfil e concluem a melhor forma de te ajudar.

Você só precisa prestar atenção ao fato de que uma financeira séria não solicita depósito antes do recebimento do dinheiro. Fique atento a esse tipo de pedido, verifique o remetente e converse com a empresa antes de realizar o depósito para não cair em nenhuma armadilha cibernética.

Conheça a Rebel

Ainda está em dúvida de onde fazer o seu empréstimo pessoal? Conheça a Rebel!

A Rebel não é um banco nem uma instituição financeira, mas sim uma FinTech e correspondente bancário da Lecca Crédito Financiamento e Investimentos S.A. Por esse motivo, a empresa não realiza diretamente a concessão de crédito, contudo atua como um facilitador dos empréstimos, e utiliza os serviços e a estrutura da Lecca para tanto.

Por meio da instituição, é possível fazer empréstimos de R$1.000 a R$25.000, que podem ser pagos de três meses a dois anos.

Com taxas de juros a partir de 2,9% ao mês, bem menores do que as de alguns bancos, a Rebel é uma ótima opção para quem procura onde fazer o seu empréstimo pessoal.

Acesse www.rebel.com.br e faça uma simulação de solicitação de crédito pessoal.

Aproveite para ler outras matérias e se manter informado sobre o assunto.



Leia mais

Grana
timer 3 min

Taxas de juros em empréstimo: quais são e como achar juros mais baixos

julho de 2018
Grana
timer 3 min

Consulta de FGTS: como saber se o meu saldo está recebendo os depósitos?

setembro de 2018
Grana
timer 4 min

Bitcoins: saiba se você tem, como são criadas e como ter mais

novembro de 2018