close

Grana

Saiba como conseguir um empréstimo para autônomos

janeiro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
5 min



Conseguir um empréstimo para autônomos pode parecer uma realidade um pouco distante para algumas pessoas por conta da comprovação de renda, mas essa prática é muito conhecida e difundida no cenário brasileiro atual.

Um trabalhador autônomo é aquele que exerce qualquer tipo de atividade sem vínculos trabalhistas com alguma empresa. Ou seja, eles assumem todos os tipos de riscos de suas ações e serviços.

Essa categoria de trabalho também não possui nenhuma subordinação ou exclusividade na prestação dos seus serviços, independentemente da sua área de atuação.

Uma de suas características é que, na maioria dos casos, ela não exige a obtenção de certificações. Além disso, possibilita que o trabalhador tome todas as decisões relacionadas com o seu negócio com total autonomia.

Por trabalhar por conta própria, um trabalhador autônomo pode precisar, em alguns casos, complementar a sua renda ou expandir os seus serviços, optando, assim, por um empréstimo.

Como um trabalhador autônomo pode comprovar renda?

Existem meios para que um trabalhador autônomo comprove sua renda.

Quando um trabalhador autônomo opta pela obtenção de um crédito junto a uma instituição financeira, ele precisa comprovar sua renda, como em qualquer outra categoria de empréstimos.

A diferença é que quem é autônomo não possui folha de pagamento nem um documento que comprove quanto ele ganha por mês.

Com isso, a fim de comprovar a sua renda, esse trabalhador preciso apresentar seu extrato bancário dos últimos 3 meses, além do seu comprovante de imposto de renda (se houver) e da comprovação da situação atual do seu CPF.

Após isso, os documentos apresentados passam por uma análise de crédito onde vários fatores são considerados, o que viabiliza ou não o empréstimo para um autônomo.

Quais tipos de empréstimo um autônomo pode solicitar?

Existem vários tipos de empréstimo para autônomos.

Um autônomo pode solicitar diversos tipos de empréstimo, como o que coloca o seu imóvel ou o seu veículo como garantia, por exemplo.

Porém, existem algumas exceções, como é o caso do empréstimo consignado, já que este coloca o salário do requerente como garantia de pagamento. Com isso, este fica disponível apenas para trabalhadores de empresas privadas, funcionários públicos ou pensionistas do INSS.

Por conta disso, é fundamental que um autônomo saiba o tipo de empréstimo que ele poderá solicitar de acordo com as suas necessidades.

Empréstimo com imóvel ou veículo como garantia

Este tipo de empréstimo só pode ser feito se o requerente possuir um imóvel ou um veículo em seu nome, já que estes serão usados como garantia de pagamento.

Ou seja, se as prestações do empréstimo para autônomos não forem pagas, a instituição financeira que viabilizou o crédito fica com o bem em questão e o leiloa para recuperar o valor outrora emprestado.

Por ter uma garantia, as taxas de juros dessa categoria de crédito normalmente são baixas e os valores concedidos, altos. Além disso, o prazo de pagamento pode ser bem longo.

O valor concedido nesta categoria costuma ser até 70% do bem que foi posto como garantia.

Porém, essa opção só deve ser cogitada se o autônomo tiver plena certeza de que conseguirá pagar a sua dívida para não perder o seu bem.

Penhor

Quando um empréstimo é feito nessa categoria, o requerente precisa possuir uma joia, como um relógio caro ou uma pedra preciosa, para deixá-la como garantia de pagamento.

Por ter uma garantia, os juros costumam ser bem baixos. Além disso, a avaliação é feita na hora e o trabalhador recebe o dinheiro rapidamente.

Sites P2P de empréstimos para microempreendedores

Se o trabalhador autônomo for sócio de alguma empresa ou um microempreendedor, existe uma opção específica de empréstimo para ele.

Esta é uma nova modalidade de investimento que se chama “peer-to-peer” (P2P) ou “de igual para igual” em português. Nela, investidores se conectam diretamente com quem precisa de dinheiro para a sua empresa.

Ou seja, pequenos empreendedores se cadastram nesse tipo de site e discorrem sobre a finalidade do empréstimo que eles precisam e aguardam o contato de algum investidor.

Normalmente, os juros de sites P2P costumam ser menores, já que não existem muitos intermediários.

Sites de empréstimo online

Atualmente, vários sites têm surgido para acelerar e flexibilizar a análise de crédito dos requerentes e a liberação do crédito. Poder demonstrar a renda com certa recorrência no extrato bancário pode aumentar muito as chances de se ter o crédito aprovado.

O autônomo precisa acessar o site (depois de uma larga pesquisa para saber se o site ou a financeira da qual o site é correspondente bancário é cadastrado pelo Banco Central) e realizar uma simulação de valores e taxas de juros que variam de site para site.

Qual o valor desse empréstimo?

Empréstimos para autônomos podem ter valores reduzidos.

No caso de empréstimo para autônomos, algumas empresas liberam valores reduzidos de crédito, já que o solicitante não possui garantias de salários.

Por exemplo, é comum um autônomo solicitar 10 mil reais de empréstimo e a instituição financeira conceder apenas 5 mil reais.

Porém, independentemente do valor, as taxas de juros jamais podem ser maiores apenas por trabalhador ser autônomo.

A Rebel é confiável?

A Rebel é conhecida pela sua idoneidade e transparência.

Sim! Com certeza!

A Rebel é um site de crédito online que funciona como correspondente bancário da Lecca Crédito, Financiamento e Investimentos S.A., que é cadastrada no Banco Central.

Os investimentos iniciais oferecidos pela plataforma são para pessoas físicas, sem a necessidade de apresentação de qualquer tipo de garantia.

Além disso, a Rebel oferece taxas de juros diferenciadas para o perfil específico de cada cliente.

Todas as informações de seus usuários são armazenadas de forma extremamente segura e em nenhuma hipótese são repassadas para terceiros.

Além disso, a Rebel oferece taxas bastante atrativas e disponibiliza o valor contratado em até 24h.

Você já sabia como conseguir um empréstimo para autônomos? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nossas publicações.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018