close

Grana

Saiba quais são as vantagens das fintechs

janeiro de 2019


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Quando se fala em fintechs, refere-se  a empresas ou startups que promovem serviços que, no passado, eram promovidos apenas pelo mercado financeiro, o que inclui os bancos e as corretoras. Foi só no ano de 2015 que as fintechs se tornaram mais conhecidas e, hoje, são vistas como uma inovação no mercado de capitais. Quer saber as vantagens das fintechs? Basta continuar lendo este artigo!

Principais vantagens de uma fintech

Se você ainda não está convencido das vantagens de uma fintech, aí vai uma informação interessante: como é algo relativamente novo — e, mais uma vez, inovador —, a tendência é a de que haja uma grande visibilidade, pois esse tipo de empresa é tido como um mecanismo para resolver problemas que, há pouco tempo, eram trabalhosos e demorados demais em relação à resolução. Abaixo, você encontra mais sobre essa e outras vantagens.

Tecnologia de dados e segurança da informação

O mundo atual está cada vez mais perigoso. Se, antigamente, havia o medo de perigos físicos, atualmente, soma-se a eles os perigos virtuais. Por conta disso, constantemente são desenvolvidos sistemas de segurança da informação, para que a exposição aos outros seja diminuída e  as informações de valor sejam preservadas.

As empresas fintechs são conhecidas por proporcionarem segurança de acesso à plataforma do cliente, pois o sistema utilizado contém usuário e senha, que você deve guardar em local seguro ou memorizar para que não ocorra nenhum problema. Por meio desses dados, é possível proteger a conta. Você apenas consegue ver informações da empresa ou pessoa usando o usuário e a senha.

A tecnologia de dados está mais do que presente nas fintechs, visto que é ela que oferece segurança através desses sistemas, que também auxiliam na detecção de intrusos, além de realizarem auditorias em todo o tráfego de dados do negócio, eliminando qualquer risco ou falha de protocolo de segurança.

Essa tecnologia previne ataques e mantém a propriedade intelectual e as transações financeiras seguras, além de proteger dados de clientes e de funcionários. É uma forma fácil e moderna de manter a empresa fora da zona de perigo virtual.  

Visibilidade

As pessoas tendem a procurar por coisas novas, por conta do seguinte pensamento: se os sistemas antigos não as satisfazem mais, é provável que os sistemas recentes, criados, muitas vezes, para substituir os anteriores, cumpram a sua função e resolvam os problemas.

A fintech é um novo tipo de empresa, que tem se mostrado muito visível, justamente pelo fato de as pessoas procurarem pelo novo. Para se ter uma ideia, o ano de 2016 obteve um crescimento de mais de 80% na procura por empresas fintechs. Os dados são da FintechLabs, portanto, muito confiáveis.

Agilidade

Tão importante quanto a visibilidade e a segurança de dados, a agilidade é algo notável nas empresas fintechs. Enquanto em boa parte das empresas, pelo menos nas tradicionais, o pagamento de um débito pode demorar de 2 a 3 dias para cair, nas empresas fintechs o débito é realizado em até 24h, poupando tempo e preocupação. Se esses números não estão bons para você, é possível afirmar que uma transação pode ser iniciada e encerrada num mesmo dia.

Esse item é importante para pessoas que precisam de dinheiro rápido para realizar outras transações. Por meio das empresas fintechs, a vantagem da agilidade é perceptível, o que mostra que não é à toa que esse tipo de empresa tem crescido a níveis exponenciais no Brasil e no resto do mundo.

Tudo on-line

Tem uma outra facilidade das empresas fintechs que, certamente, fará você valorizar mais esse tipo de serviço: a possibilidade de realizar todos os processos on-line. Dessa forma, você consegue substituir uma conta bancária por uma conta digital, utilizando os mesmos recursos, mas sem precisar ir ao banco. E isso traz mais duas vantagens importantíssimas, que você verá logo a seguir.

A primeira vantagem de realizar tudo on-line é a comodidade. Assim, você consegue realizar ações na sua conta do conforto da sua casa ou do seu escritório, ou por meio de um aparelho celular — essa praticidade e versatilidade são itens que contam muito na hora da substituição da conta bancária pela digital. A segunda vantagem é a economia de tempo. Com as fintechs, você não precisa passar horas numa fila de banco para realizar uma transferência bancária.

Enquanto antes era preciso ir ao banco, agora é possível realizar diversas transações por um celular ou tablet

Taxas de juros mais baixas

Os motivos para procurar as empresas fintechs não param por aí! Essas empresas ainda garantem juros mais baixos do que as contas bancárias convencionais, sendo um atrativo que está conquistando novos clientes a cada dia. Além de acontecerem mais rápido, as transações realizadas por empresas fintechs vão levar taxas de juros mais baixas. Um outro benefício é que você pode consultar essas taxas antes do processamento do serviço.

Diferentemente de outras alternativas, as empresas fintechs não cobram nenhuma taxa para a manutenção do cadastro, de modo que, se for da sua preferência, você pode deixar a conta inativa por quanto tempo quiser — e sem pagar absolutamente nada. Viu só? Você não precisa fazer movimentações bancárias para usufruir dos benefícios.

Impacto social

As empresas fintechs também são conhecidas por trazerem o impacto social, pelo fato de, como você já sabe, serem mais acessíveis. Dessa forma, pessoas que, antes, não tinham condições de ter uma conta bancária agora podem desfrutar disso, pagando menos e tendo uma maior acessibilidade. Se você vem de uma família de baixa renda ou não tem muita condição de manter uma conta bancária tradicional, pode investir em uma digital.

Os segmentos com mais fintechs são Pagamentos e Remessas (25%), Gestão Financeira Empresarial (17%) e Empréstimos (15%)

Agora que você já conhece as principais vantagens das fintechs, que tal fazer uma pesquisa sobre essas empresas aqui no Brasil? O Google disponibiliza dezenas de resultados.

E se você tiver qualquer dúvida, sugestão ou agradecimento a fazer, basta usar o espaço de comentários logo abaixo. Visite os nossos outros artigos para saber mais sobre esse e outros assuntos ligados à tecnologia!



Leia mais

Grana
timer 3 min

Taxas de juros em empréstimo: quais são e como achar juros mais baixos

julho de 2018
Grana
timer 3 min

Consulta de FGTS: como saber se o meu saldo está recebendo os depósitos?

setembro de 2018
Grana
timer 4 min

Bitcoins: saiba se você tem, como são criadas e como ter mais

novembro de 2018