close

Carreira

Se destacar no mercado sem diploma é possível?

dezembro de 2019


timer
Tempo aproximado
de leitura:
2 min



Por João Gabriel, CEO Crescere e especialista em novas carreiras

“Tem que entrar na faculdade pra ser alguém na vida”. Se você já ouviu esse discurso mil vezes, saiba que ele está pra cair por terra de vez.

O mercado de startups tem se focado cada vez mais em habilidades e competências ao invés de diplomas. Há um número cada vez maior de pessoas que conseguem empregos sem ter nenhuma certificação, apenas por meio de experiência e competências.

E como você pode entrar nessa onda, economizar 4 anos da sua vida e começar a trabalhar o mais rápido possível?

1) Não tenha medo de sujar as mãos e trabalhar duro

Parece óbvio, mas muitas vezes não queremos trabalhar com algo porque aquela profissão não tem aquele brilho e nem fica bem no Instagram. Se você quiser dinheiro, vai ter que se acostumar a ideia de trabalhar duro e fazer o que ninguém quer fazer. Aceite, inclusive, trabalhar por pouco ou de graça em troca de ganhar experiência e construir autoridade.

Nem sempre (quase nunca, pra ser franco) um futuro promissor começa com uma sala particular, ar condicionado e camisa social.

2) Aprenda a aprender

Estar fora da faculdade não significa que você não vai estudar. Pelo contrário: você vai estudar mais do que nunca para aprender habilidades e conhecimentos úteis ao que você quer fazer, sem uma ementa pronta, professores e todas as facilidades que a faculdade oferecem.

Aqui cabe uma vantagem disso: você pula todo conhecimento ultrapassado, desnecessários e os professores ruins que sempre estão presentes na graduação.

Aprenda a montar sua rotina de estudos, a conversar com pessoas em chats, fóruns e outros lugares para selecionar os materiais, métodos e conhecimentos mais necessários.

Estudar sozinho não significa estar sozinho.

3) Saiba aonde quer chegar

Você pode estudar, ler e fazer tudo, mas nada adianta se não souber onde quer chegar. Movimento sem direção é gasto de energia.

Conheça as novas profissões que existem fora dos círculos formais e quais as qualificações necessárias para elas.



Leia mais

Carreira
timer 6 min

O que faz um empreendedor? Saiba o que é ser um e como ter sucesso

outubro de 2018
Carreira
timer 2 min

Como ir do zero ao profissional em 1 ano?

dezembro de 2019
Carreira
timer 8 min

10 passos simples sobre como abrir uma fintech

outubro de 2018