close

Grana

Segurança para internet: entenda o que é, sua importância e como usar

outubro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
5 min



Contratar profissionais especializados em segurança para internet se torna cada vez mais necessário.

Não há dúvidas de que as informações produzidas pelas organizações, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte, são um bem insubstituível, que agrega valor e aumenta a competitividade das empresas. Nesse sentido, investir em segurança para internet se torna necessário.

Volumes muito grandes de dados são trafegados a todo instante pela internet, dados estes que podem ser sigilosos e, se forem interceptados por pessoas maliciosas, podem causar danos irreparáveis às organizações. De acordo com a Revista Forbes, somente 24% das companhias estão preparadas para se recuperarem se sofrerem algum tipo de incidente relacionado à segurança da informação.

Diante desse cenário, preparamos para você algumas dicas de como sobreviver em um mundo que se torna cada dia mais digital.

O que é a segurança para internet?

Há muitos criminosos que atuam na interceptação de dados, principalmente de empresas que geram um volume muito grande de informações sensíveis. E, se roubados, podem favorecer o aumento dos cibercrimes, quando são realizadas fraudes com os dados que foram roubados. Mas a navegação segura na internet é indicada também para pessoas físicas, para evitar vazamento de fotos, de dados pessoais e informações de cartão de crédito, por exemplo.

Os ataques são realizados por meio de phishing. Os malfeitores tentam “pescar” os dados dos usuários, aplicativos desatualizados que os deixam vulneráveis ou até mesmo interceptação de dados que são trafegados pela rede.

Diante desse cenário, investir em ferramentas e procedimentos que permitam reforçar a segurança dos dados que são armazenados e trafegados utilizando a internet é fundamental. Segurança para web envolve não somente proteger softwares e os dados neles contidos, mas também a parte física, já que vulnerabilidade na infraestrutura de TI faz com que os crackers cheguem até o destino esperado.

Em suma, navegar com segurança envolve a criação de regras, procedimentos e normas que visam diminuir ou eliminar os riscos de perdas, alterações ou sequestro de dados.

Por que é importante para seu negócio?

Implementar políticas de segurança e investir no treinamento de funcionários deixará a sua empresa mais protegida.

Ameaças à segurança na internet aumentam a cada dia. Somente no Brasil, em 2016, houve um aumento de 138% em ataques a sites principalmente de pequenas e médias empresas. Isso ocorre porque geralmente são as mais vulneráveis, uma vez que não dispõem de uma boa infraestrutura de TI e de políticas de segurança.

Muitos administradores dessa modalidade de empresas não se preocupam com segurança porque pensam que o alvo dos cibercriminosos são grandes corporações, mas estão muito enganados, não há alvo específico. Os ataques são feitos onde há brechas, em razão de que qualquer dado que possa ser utilizado para fraudes é alvo de criminosos.

Vale ressaltar que não somente o roubo de dados é o objetivo dos ataques, mas pode também ser de corrompê-los, apagá-los totalmente dos servidores ou sequestrá-los para pedir resgate. Pesquisas mostram que 60% das pequenas empresas nos Estados Unidos que são atingidas por ataques de malware acabam indo à falência por não conseguirem recuperar as informações perdidas.

Dessa forma, é de suma importância que o pensamento dos empresários mude e eles passem a investir em políticas de segurança que visem à proteção e recuperação de dados.

Como navegar em segurança?

A navegação pela internet pode deixar a empresa vulnerável a ataques, apesar de que práticas simples podem evitar grandes danos. Veja abaixo as principais dicas para que você pode introduzir em sua empresa para evitar riscos e deixá-la livre de pessoas que estão à procura de falhas para fazer o mal.

Criar senhas fortes

Muitas pessoas acabam criando senhas curtas e fáceis de serem lembradas, como data de aniversário e nome de pessoas próximas. Entretanto, não sabem que também pode ser fácil de serem descobertas por pessoas mal intencionadas.

Portanto, para diminuir esta falha, a empresa pode investir em regras que forcem os usuários a criarem senhas fortes, envolvendo letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Adquirir antivírus

Contratar um bom antivírus também faz parte do rol de segurança da informação. Com ele ativado, serão feitas varreduras constantes em busca de ameaças que possam comprometer a segurança. É importante lembrar que ele deve estar sempre atualizado, já que novos malwares são criados a todo momento.

Manter o sistema operacional e aplicações sempre atualizadas

Aplicações e sistemas operacionais com versões antigas ficam vulneráveis a ataques. Assim sendo, é importante mantê-los atualizados. Muitos já possuem a opção de atualização automática, assim, deixe essa opção ativada para não correr o risco de perder alguma atualização disponibilizada pelo mantenedor.

Evite também usar softwares pirateados, uma vez que esses não são possíveis de se atualizar. Dessa maneira, ficam sempre sujeitos a falhas de segurança.

Treinamento de funcionários

Já é um fato comprovado que a maioria das falhas de segurança estão relacionadas com processos e pessoas. Por conseguinte, é de fundamental importância que a empresa invista em treinamento de funcionários sobre questões voltada à segurança da informação.

Veja abaixo alguns pontos que devem ser mencionados no treinamento:

  • Não clicar em links ou anúncios duvidosos ao navegar pela internet;
  • Não fazer downloads de arquivos em sites não confiáveis;
  • Não clicar em anexos recebidos por e-mail de fontes não seguras;
  • Evitar abrir e-mails que estão na caixa de spam, uma vez que as correspondências que são direcionadas para essa caixa têm grandes chances de conter malware;
  • Deve-se ter cuidado ao passar informações para contatos online, dado que em alguns casos a pessoa não é realmente quem diz ser;
  • Sempre confirmar se o site visitado é seguro, estes são indicados por um cadeado verde;
  • Não instale softwares de sites que não sejam o do próprio fabricante;
  • Nunca salve a senha ao fazer login em alguma aplicação;
  • Configure o navegador para bloquear pop-ups por padrão e desbloqueie manualmente somente as que você tiver certeza que são confiáveis;
  • Assista filmes e vídeos somente em site confiável, visto que a maioria dos sites que contêm materiais pirateados costumam ter malwares para roubar informações dos usuários;
  • Se o funcionário utiliza notebook, oriente-o a não utilizar rede wi-fi pública, pois essas redes são vulneráveis a ataques.

Estas foram algumas dicas de segurança para que você possa iniciar um planejamento para proteger as informações de sua empresa. E se ainda ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão, deixe sua opinião nos comentários que teremos prazer em responder!

Além disso, não deixe de seguir nossas publicações para ficar por dentro de mais conteúdos relacionados a esse tema.

Até mais!



Leia mais

Grana
timer 3 min

Taxas de juros em empréstimo: quais são e como achar juros mais baixos

julho de 2018
Grana
timer 3 min

Consulta de FGTS: como saber se o meu saldo está recebendo os depósitos?

setembro de 2018
Grana
timer 4 min

Bitcoins: saiba se você tem, como são criadas e como ter mais

novembro de 2018