close

Grana

Selic mais baixa da história, e agora?

agosto de 2020


create
Escrito por: Lai

timer
Tempo aproximado
de leitura:
3 min



Atenção viúvas da Selic alta: ainda é possível investir mesmo com a taxa básica de juros em 2,25% ao ano, sabia?

Quem acompanhou a saga da redução da taxa Selic provavelmente observou também como o humor dos investidores foi variando ao longo dos últimos anos.

Especialmente em 2019, o otimismo com a postura mais liberal na economia do ministro Paulo Guedes fez muitas pessoas migrarem da renda fixa para a renda variável, experimentando um pouco das emoções da bolsa de valores.

Houve uma produção massiva de conteúdo por parte de influenciadores de finanças, com foco em orientações de investimento para o novo cenário, e o brasileiro passou a consumir mais esse tipo de informação.

Não quero ser estraga-prazeres, nem bancar a do contra, mas esse post não vai te dar esse tipo de resposta, porque eu não acredito que exista uma fórmula definitiva de aplicações para o ano de 2020, nem pra ano nenhum.

Como faz então, Lai?

Investir é um processo constante, independentemente de a quanto anda a Selic, e deve ser a base para o seu planejamento financeiro. Iniciar essa caminhada exige, acima de tudo, autoconhecimento para entender suas prioridades e perspectivas para o futuro.

Passo 1 para investir: comece pela sua reserva de emergência.

Não precisa ir muito longe no tempo: sabe aquela viagem que você está sonhando em fazer? Ela pode ser organizada por meio de investimentos!

Investir não significa ganhar dinheiro rápido e fácil. É um trabalho que foca em resultados no longo prazo e na organização do seu projeto de vida.

Ganhar muito dinheiro sem nenhum esforço no mercado financeiro é um cenário que nem sequer existe, e quem te promete esse tipo de solução provavelmente: 1) não entende de finanças; ou 2) está querendo te enganar.

Se você está precisando de uma grana rápida, à vista, seja para pagar contas ou dar como entrada em um sonho, como seu próprio negócio, uma saída é simular um crédito pessoal.

Não tem milagre aqui, você ainda paga juros. Mas, se couber no orçamento e for pra se livrar de taxas mais caras ou fazer render $$$ pra você, tá valendo!

Agora, voltando aos investimentos…

Investir não precisa te deixar desconfortável. O motivo disso tudo não é fazer você arrancar os cabelos e perder o sono.

Aplicar seu dinheiro é pra te deixar tranquilo e te fazer dormir melhor, por isso é importante entender e respeitar o seu perfil de investidor antes de tomar qualquer decisão.

Não existe isso de “agora é hora de arriscar mais” só porque está todo mundo indo na mesma corrente. Isso tem nome, se chama “Efeito Manada”, e você só tem a perder nessa história.

Investir faz parte de uma rotina de cuidado com o seu dinheiro e, claro, é importante se atualizar diante das mudanças na economia.

Mas isso não significa que, necessariamente, você vai remodelar todos os seus objetivos e toda a sua vida só porque a renda fixa mudou.

Não é por causa da Selic baixa que você vai deixar de fazer uma viagem no final do ano, nem vai deixar de comprar uma casa daqui a cinco anos.

Por outro lado, o cenário aponta para a necessidade de sofisticar a sua vida financeira, diversificar e buscar conhecimento para entender o que faz sentido acrescentar na sua carteira e diferenciar do que é fogo de palha, moda que vem e vai.

O maior investimento que você pode fazer agora não é ir na onda de dicas superficiais e respostas prontas. É mergulhar na sua própria vida financeira e definir com propriedade os seus objetivos e metas.

Não é você que tem que se moldar ao mercado financeiro e inventar. Você só precisa escolher suas ferramentas para alcançar a mesma coisa: enriquecer com propósito.

Pra te ajudar nessa meta de enriquecer com propósito, baixe nosso app e confira os conteúdos preparados pela Lai e nossa equipe! Grátis na Google Play e Apple Store.



Leia mais

Grana
timer 8 min

Empréstimo consignado: o que é e como funciona?

janeiro de 2018
Grana
timer 8 min

11 dicas eficazes para controlar as finanças pessoais

março de 2018
Grana
timer 4 min

O que significa correção monetária? Qual a diferença com os juros?

março de 2018