close

Carreira

Startup Weekend: tudo sobre o que é e como funciona

novembro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



O que é o startup weekend?

Realizado em quase 700 cidades, totalizando mais de 150 países, o Startup Weekend é o nome dado a um dos principais eventos de empreendedorismo, que acontece durante um final de semana inteiro. Se você tem o sonho de empreender e deseja entender mais como funciona o Startup Weekend e maiores detalhes sobre, continue a leitura deste artigo!

O Startup Weekend surgiu em julho de 2007, criada por Andrew Hyde, nos Estados Unidos, e sua programação tem início em uma sexta à noite e é finalizada no domingo.

Assim, são disponibilizadas precisamente 54 horas para os seus participantes pensarem em uma nova forma de empreender.

Participar do Startup Weekend é uma ótima oportunidade de desenvolver uma ideia que estava esquecida e que precisava de um empurrãozinho para ser aprimorada e colocada em prática. Fonte: Google

Como funciona?

Como já dito, são 54 horas de constante envolvimento entre empreendedores, designers e desenvolvedores que compartilham ideias e experiências a fim de criar um negócio inovador e que poderá sair da teoria para a prática.

Até mesmo as refeições são oferecidas e inclusas no ingresso do evento, ou seja, os participantes do Startup Weekend não precisarão se deslocar para tomar café da manhã, almoço e jantar. O objetivo é reduzir as distrações e permitir que os futuros empreendedores se concentrem o máximo possível.

Após a formação de times, compartilhamento e elaboração de ideias, no último dia, eles deverão apresentar para uma banca de jurados a ideia de produto ou serviço que pretendem vender.

Desse modo, aos sábados e durante algumas horas do domingo, caberão às equipes pensar no seu respectivo projeto e validarem suas ideias. Já na parte final do domingo, haverá a apresentação dessas ideias, que serão analisadas pela banca de jurados, formadas por investidores e pelos profissionais mais capacitados do ramo digital.

De acordo com os critérios definidos pelos jurados, as ideias poderão ainda ser classificadas entre as melhores, bem como poderão receber premiações.

Qual o objetivo desse evento?

O objetivo do Startup Weekend é a criação de uma solução para algum problema existente, valendo-se principalmente de negócios do ramo digital.

A intenção desse evento é impulsionar a criação de um negócio inovador em um curto período de tempo.

Criar uma ideia, compartilhar conhecimentos, fazer networking, entender como funciona a concretização de um negócio na realidade do mercado, várias são as vantagens de participar do Startup Weekend! Fonte: Google

Além de ser uma forma de realizar networking e incentivar que a teoria vire realidade, o Startup Weekend visa a oferecer um aprendizado que não é possível encontrar em livros ou palestras, haja vista que, ao aplicar na prática seus conhecimentos, esse evento atua como uma excelente escola de empreendedores.

Qualquer um pode participar?

Se você já tiver alguma ideia em mente para apresentar no Startup Weekend, ótimo! Mas caso também não possua, não há problema algum em participar do evento, bastando que você escolha entrar para um dos times existentes.

Por outro lado, só são aceitos projetos que ainda estejam na fase da ideia, ou seja, que ainda não tenham sido iniciados na prática.

Isso porque outro objetivo do evento é demonstrar como acontecem todas as etapas de desenvolvimento de uma empresa, de modo que você e sua equipe possam entender o passo a passo da criação, bem como sua viabilidade.

Além disso, os participantes do Startup Weekend são classificados nas categorias de desenvolvedores, designers e negócios. Dessa forma, os times são formados de acordo com as habilidades dos participantes e todos estão aptos a desenvolver um negócio desde o seu início até a sua execução.

Quanto ao time, você poderá participar com uma equipe formada apenas pelos seus amigos ou por pessoas que você não conhece. Mas uma dica importante é pensar no seu time como uma forma de conhecer novas pessoas, que possuam novas ideias, de modo a aproveitar a oportunidade de aumentar sua lista de contatos de networking.

Quais são os benefícios?

Muitas pessoas possuem o sonho de empreender, mas, por receio de não dar certo, planejamento teórico em excesso ou até a falta dele, terminam deixando uma boa ideia ficar esquecida no fundo da gaveta.

No Startup Weekend, são transmitidos diversos aprendizados de quem já trabalha com empreendimento há bastante tempo e que, portanto, possui diversas experiências a compartilhar, sejam essas experiências positivas ou não.

Você perceberá que, apesar de ser um desafio criar um negócio, esse é um desafio possível e que você não está nessa sozinho. Assim, uma das vantagens de participar do Startup Weekend é que você receberá a ajuda de diversas pessoas igualmente interessadas em empreender e todos pensarão em grupo na melhor forma de encontrar a solução para um problema comum.

Por estar trabalhando em grupo, você poderá conhecer e conversar com pessoas desconhecidas, fazendo com que esse seja um ótimo momento para desfrutar de um networking diversificado e inovador, de pessoas que querem crescer profissionalmente tanto quanto você.

Além de trocar conhecimento, ao participar do Startup Weekend, você poderá descobrir se é viável transformar a sua ideia em um negócio ou se ela ainda precisa de aprimoramentos para ser aplicada na prática. Esse será o dever dos mentores, que são investidores e especialistas que possuem experiência em desenvolver novos negócios e que estarão na banca de jurados.

Agora você já sabe como funciona o Startup Weekend, bem como os principais motivos que fazem com que esse seja um evento que faz muito sucesso entre aqueles que sonham em empreender.

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o Startup Weekend? Deseja compartilhar sua experiência conosco? Não perca tempo e deixe aqui seu comentário. Responderemos o mais breve possível!



Leia mais

Carreira
timer 8 min

Segurança de dados: 4 dicas fundamentais para o seu negócio

outubro de 2018
Carreira
timer 4 min

Inovação e empreendedorismo: saiba o que é e sua importância hoje

novembro de 2018
Carreira
timer 6 min

Saiba o que é e como ser um empreendedor individual

outubro de 2018