close

Grana

Tecnologia moderna: vantagens e desvantagens

janeiro de 2019


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Se você acha que as mudanças se concentram em um pequeno nicho, você está enganado. Voltando ao conceito de tecnologia, trata-se de um produto ou processo de matérias, como ciência e engenharia, que envolve instrumentos, métodos e técnicas para resolver um problema.

A revolução industrial trouxe a invenção da máquina, além de preparar e dar condições para o surgimento da segunda revolução, em meados do século 19. Esse movimento trouxe consigo os métodos de produção que são até hoje reconhecidos e também invenções como o automóvel, telefone, televisor, rádio e avião.

A terceira veio após a segunda Grande Guerra e viu surgir inovações a partir da integração entre a física e a produção. Foi chamada por alguns de revolução tecnocientífica.

Tecnologia Moderna 

É preciso que você se situe no presente. Atualmente, vivemos a 4ª Revolução Industrial, com transformações nas relações pessoais e de trabalho. São experiências novas, em que as pessoas precisam correr para se  adaptar, caso contrário, ficarão para trás.

Esse crescimento da tecnologia moderna caminha exponencialmente para que o mundo se torne uma grande linha de arquitetura mental, onde os seus desejos estão ao controle de uma tela touch. Serviços como Uber e Aibnb fazem parte de um aglomerado de aplicativos que está reinventando os costumes humanos.

Vantagens e desvantagens 

Uma das grandes vantagens que a tecnologia moderna trouxe chama-se Internet das Coisas (IoT). Ela simplesmente conecta aparelhos ( gadgets) à internet, possibilitando uma grande integração. Assim, o usuário é o emissor, que emite um desejo ou ação, e a tecnologia decodifica e responde com outra ação. Se pensar nisso, nos próximos anos, os humanos verão uma verdadeira fábrica inteligente, um mundo conectado.

Antes, para viajar, você precisava ir ao aeroporto comprar as passagens, desembarcar, pegar um táxi e ir para um hotel. Hoje, você consegue os mesmos resultados por meio de uma experiência mais fácil e multiconectada, que você pode fazer no conforto da sua sala.

E, ampliando para todos os setores, há as nanotecnologias, biotecnologia e o surgimento da inteligência artificial, sistemas inteligentes que otimizam diversos processos industriais.

É importante ressaltar que esse crescimento exponencial da tecnologia moderna não é linear nem gradual. Pode-se perceber saltos no que antes era dado como tecnologia. Até pouco tempo atrás, se comprava discos de CD. Depois,  esse mesmo disco podia ser comprado em formato digital para o seu computador. Atualmente, esse arquivo digital não é mais necessário, pois é possível acessar o Spotify (suas músicas são armazenadas sem ocupar um espaço físico, apenas virtual), pelo smartphone, e sincronizar com o Uber que está chegando para te buscar.

A comunicação tem experimentado esses avanços da melhor forma. O que vale, hoje, são as experiências que você pode ter. As promessas que, antes, eram vistas em filmes de sci-fi e ficção científicas são cada vez mais assertivas e, num piscar de olhos, elas podem te engolir.

O culto a um deus que nos criou à sua imagem e semelhança pode ser visto pela criatura fabricando um robô a sua imagem e semelhança, ainda sem “alma”, mas com grandes avanços e movimentos, percepções, memória e inteligência artificial o suficiente para entusiasmar os humanos com os próximos anos.

As relações humanas estão se tornando mais superficiais, similares aos rostos de novos robôs Fonte: Unsplash

E, partindo desse mesmo ponto, as desvantagens começam a aparecer, pois tudo o que, até então, é desconhecido ou dado como escuro pode ser tanto bom quanto negativo. O que enche os olhos humanos também pode assustar, e os acessos  na internet se esbarram com a linha da privacidade.

Você está sendo monitorado enquanto navega na internet? Aquele comentário com a sua amiga sobre uma bolsa que você quer comprar, seguido por um anúncio do produto desejado segundos depois ao entrar em outra rede social, pode ser um atalho bom para você? Ou uma invasão à sua privacidade? Você ganha acesso ou caminha para entrar em uma bolha?

São inúmeros dilemas, sendo talvez um dos mais fortes formado pela pergunta: “seremos substituídos no emprego por máquinas?” Muitos trabalhadores já foram e, infelizmente, isso vai aumentar ainda mais. O mundo, em sua maioria, é capitalista, o que favorece esse cenário. Mas, ao mesmo tempo que você pode perder o seu emprego em alguns anos, outras oportunidades podem aparecer em mercados jamais descritos.

E as relações humanas? Ao mesmo tempo que proporcionam conexões entre os lugares mais distantes do mundo, aplicativos de paquera e de chat distanciam o contato físico de quem está perto. As relações humanas, como o filósofo Zigmaunt Bauman retratou, estão passando pode um processo de modernidade liquida.

Portanto, diante de tantas questões, vantagens e desvantagens, a máxima que prevalece é:  você precisa estar preparado e isa aprender a aprender, para que essa 4ª revolução seja benéfica para você. Caso contrário, você será levado e se verá preso em um “sistema fechado”.

Toda tecnologia vai possuir dois lados da moeda, e ter essa visão sobre elas é fundamental para o seu desenvolvimento. Não se pode tachar algo como 100% ruim ou 100% bom. Vale lembrar que a tecnologia utiliza a ciência, assim, os critérios do método científico não devem ser deixados de lado nessa hora.

O futuro está acontecendo agora, o passado já foi um mar de tecnologias e, diante desse crescimento exponencial, as novas gerações conheceram uma sociedade mais conectada, um mundo diferente, em vários pontos, do que seus pais conheceram.

É preciso manter o entusiasmo, manter a cautela, além de buscar entender e compartilhar o conhecimento. Em um mundo que já passou pela Guerra Fria, desenvolvimentos isolados são desvantagens para todos.

Fale sobre tudo, comente sobre tudo, esteja mais aberto a áreas como tecnologia, economia, ciências, criatividade e empreendedorismo. Elas estão carregando o futurismo. Para continuar conectado e se aprofundar mais em outros assuntos, continue no blog, clicando aqui.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018