Ter um bom Score é mais fácil do que muita gente acha e mais importante do que a maioria pensa. Como você acabou de ver, é ele quem vai determinar se você terá acesso a bons produtos financeiros, com taxas baratas, pagamentos flexíveis e maior variedade de produtos.
O Roberto explica também, de um jeito muito didático (que é uma das suas geniais características):
Mas vamos do começo…
O que é o Rebel Score?
O Rebel Score é o jeito Rebel de medir seu comportamento financeiro. Ele é representado por um número de 0 a 1000 e deve ser entendido como um espelho de como o mercado enxerga seu perfil de crédito.
Ou seja, como você lida com suas finanças tem TUDO a ver com os produtos que terá acesso. O mercado quer saber se você demonstra honrar seus compromissos e não extrapola seus gastos, por exemplo.
E você achando que aquela conta atrasada não influenciava nada, né?
E não é só conta atrasada. Para efeito de Rebel Score, são 5 principais categorias levadas em conta, cada uma com umas série de análises: uso do cheque especial, uso do cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e pagamentos em atraso. Vamos uma a uma:
Cheque especial
O Rebel Score considera quanto você gasta do seu cheque especial, aquele saldo que está sempre ali à disposição e você entra sem nem perceber, sabe?
Pois é, acontece que de especial ele não tem nada e as taxas cobradas pelos bancos são muito altas, a ponto de até o Banco Central estar intervindo para estabelecer limites.
E fica esperto porque agora, mesmo sem usar, você pode estar sujeito a tarifas no cheque especial!
Também levamos em conta se seu uso do cheque especial vem aumentando gradativamente e se vem dando conta de pagar por essas “ultrapassadas” no orçamento.
Se você vem se enrolando com essa modalidade, dá uma olhadinha aqui no nosso app se o Tapa-buraco está disponível pra você: assim você para agora de pagar juros altos e tem 30 dias pra organizar sua vida sem pagar nadinha a mais por isso.
Cartão de crédito
Ninguém pode negar que gastar primeiro e pagar depois traz vantagens, muitas vezes o fôlego necessário pra ajeitar as contas.
Porém, é preciso ficar esperto para quitar o valor total da fatura. Deixar de fazer isso te faz cair nos juros rotativos, uma das linhas de crédito mais caras do mundo, do ladinho do cheque especial nesse pódium.
O perigo é que os juros começam a ser cobrados em cima dos juros e você pode nunca mais conseguir parar essa máquina. Por isso, o Rebel Score leva tão a sério seu uso do cartão de crédito.
É importante manter o controle sobre os gastos.
Empréstimo e financiamentos
Outro ponto importante que faz a diferença para seu Rebel Score é o quanto sua renda está comprometida com outras linhas de crédito, como financiamentos de casa ou carro e empréstimos pessoais ou consignados.
É provável que você não consiga pegar crédito caso já tenha uma ou mais dessas modalidades contratadas e somando uma parcela representativa da sua renda. Por isso, atente-se pra quitá-las em dia e o quanto antes.
Pagamentos em atraso
á falamos aqui, mas vale reforçar: é comum atrasar um ou poucos dias para pagar alguma conta, mas postergar pode impactar negativamente seu Rebel Score. 🙁
A melhor opção é agendar o débito automático ou programar alarmes pra te ajudar a lembrar de pagar todas as suas contas até a data de vencimento: e aí entra todo tipo de conta, de luz, energia, condomínio, celular, boletos e o próprio cartão de crédito.
Deu pra ver uma luz no fim do túnel? Esperamos que sim! Agora você não pode mais dizer que não sabia, vai?