close

Grana

O que é e como contratar o crédito pré-aprovado?

abril de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



O que é crédito pré-aprovado?

Como a maioria dos brasileiros não consegue organizar a vida financeira, os bancos investem cada vez mais em novas soluções de empréstimos. Entre elas, está o crédito pré-aprovado, que costuma ser a primeira opção de muitos clientes quando se veem cheios de dívidas.

É muito fácil conseguir o crédito pré-aprovado e, por isso, o serviço é tão comum no Brasil. Essa modalidade de empréstimo está disponível para muitos correntistas de diversos bancos nacionais. O valor pode ser sacado a qualquer momento, sem necessidade de análise de crédito e outras burocracias.

O crédito pré-aprovado é parecido com o cheque especial, porém, esse serviço não pode ser pedido automaticamente. Para conseguir, o cliente deve conversar previamente com o seu gerente ou ir a um caixa eletrônico ou banco 24 horas.

E como faz para ter acesso ao crédito pré-aprovado? Os bancos consideram alguns fatores na hora de disponibilizar esse serviço. Entre eles, é preciso estar com o nome limpo na praça. Outro ponto que tem bastante relevância é ter o score alto, ou seja, ter bons hábitos de pagamento e bom relacionamento com seu banco. Por isso, alguns clientes podem ser aprovados em um banco e reprovados em outro.

Bons hábitos de pagamento e um bom relacionamento com o banco ajudam a ter acesso ao crédito pré-aprovado.

Como contratar o crédito pré-aprovado?

É possível conseguir esse serviço de maneira bem simples. Como não precisa de análise de crédito, já que o banco faz a avaliação previamente antes de liberar o valor para o cliente, o interessado pode solicitar tudo sozinho, seja diretamente para o seu gerente ou, até mesmo, em um caixa eletrônico.

É importante frisar que os bancos trabalham com taxas de juros variáveis e é preciso estar bastante atento para não se surpreender na hora de pagar as parcelas do crédito. Como qualquer empréstimo, o cliente terá um prazo de pagamento e, claro, pagará taxas e juros ao banco.

Uma das principais diferenças entre o crédito pré-aprovado e o cheque especial é que, como o banco costuma fazer uma análise de crédito mensal de seus clientes, geralmente o valor liberado está dentro de suas possibilidades, ou seja, se você tiver o mínimo de planejamento financeiro, poderá pagar a dívida com tranquilidade.

Quais as principais vantagens e desvantagens do crédito pré-aprovado?

Existem vantagens e desvantagens ao fazer qualquer transação bancária. Algumas são mais indicadas e acabam sendo mais vantajosas. Com o crédito pré-aprovado não e diferente. Confira os prós e contras desse tipo de operação:

Vantagens

  • Dinheiro rápido na conta: para conseguir o crédito, não tem burocracia, o que facilita muito a vida de quem precisa pagar uma dívida ou tem gastos emergenciais. A grana do crédito pré-aprovado cai em poucos dias e, dependendo do banco, até na hora.
  • Antecipação de dívida: recomendado para quem quer antecipar parcelas de outro empréstimo ou mesmo pagar a fatura do cartão de crédito. Como os juros são bem menores do que os aplicados no cheque especial, o crédito pré-aprovado tem um risco de endividamento muito menor.
  • Dependendo do banco, é possível pegar o crédito mesmo com o nome sujo: em algumas instituições financeiras, o crédito pré-aprovado pode ser solicitado por clientes que estejam com restrições de crédito no mercado.

Desvantagens

  • Não é possível renegociar a dívida e nem as taxas de juros da operação: diferente de outros tipos de empréstimo, em que, se surgir alguma dificuldade, é possível renegociar a dívida. No caso do crédito pré-aprovado não existe essa opção.
  • Pegar o crédito pré-aprovado não é sinal de organização financeira: precisar pegar o crédito indica a necessidade de um melhor planejamento financeiro. Ao contrário do que muitos consumidores pensam, esse tipo de crédito não é uma extensão de sua conta no banco. Não é porque o valor está disponível que deve ser usado.

Vale a pena contratar esse crédito?

Para quem ficou em dúvida se vale ou não a pena utilizar o pré-aprovado, o mais indicado é avaliar criteriosamente sua situação. Se você está precisando de dinheiro rápido e não pode antecipar a restituição do Imposto de Renda ou uma parcela do 13° salário, o mais provável é que você irá recorrer a algum empréstimo. Nesse caso, o crédito pré-aprovado pode ser uma boa opção.

Antes de contratar o pré-aprovado, faça as contas e veja se essa é, realmente, a melhor opção para você.

Isso porque os juros desse tipo de empréstimo são menores do que os das outras modalidades, como, por exemplo, o empréstimo pessoal e o consignado. Já se você está precisando de uma renda extra, o crédito pré-aprovado não é uma boa opção. Evite pegar o valor nessas horas, porque você pode ter dificuldades para pagar depois.

É importante frisar que o crédito pré-aprovado não resolverá seus problemas financeiros. Ele serve apenas como um suporte para ajudar em situações de emergência. O mais indicado é que você não dependa desse e de nenhum tipo de empréstimo para controlar sua vida financeira.

Mas, caso você precise, a dica é comparar as taxas de juros de cada banco para tentar conseguir uma opção mais vantajosa. Além disso, antes de solicitar o pré-aprovado, compare os valores com outras modalidades de empréstimo para ter certeza de que essa é a melhor opção.

Também é importante considerar o prazo de pagamento e os valores das parcelas, avaliando o custo final do negócio para verificar se realmente é uma boa ideia.

Este artigo ajudou a entender melhor as vantagens e desvantagens de contratar um crédito pré-aprovado? Então, curta e compartilhe nas redes sociais! Também acesse o nosso site e confira mais conteúdos sobre educação financeira.



Leia mais

Grana
timer 5 min

Empréstimo sem comprovação de renda: como e onde fazer?

janeiro de 2018
Grana
timer 7 min

O que é e como calcular o rotativo do cartão de crédito?

janeiro de 2018
Grana
timer 7 min

Qual a importância da reserva de emergência e como formar a sua?

março de 2018