close

Grana

14 filmes para aprender sobre o mundo financeiro

julho de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
8 min



Para aprender sobre o universo das finanças pessoais, os brasileiros precisam estudar e ir atrás de conteúdos como vídeos, livros e filmes. Hoje, existe uma grande quantidade de filmes sobre finanças que abordam assuntos do mercado financeiro e são fundamentais para todas as pessoas.

Além de ampliar o repertório cultural, os filmes são uma forma de ampliar a educação financeira de maneira interativa e interessante.

Aqui está uma lista de 14 filmes sensacionais que vão falar sobre mercado financeiro

Os 14 filmes foram selecionados por causa do conteúdo importante dentro do mundo financeiro. Estes filmes sobre finanças podem servir de base para começar a aprender sobre o tema e proporcionar momentos de lazer com pessoas que você gosta.

Lobo de Wall Street

O filme narra as memórias de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), que se torna corretor de uma empresa de Wall Street. Seu primeiro dia no cargo foi marcado pela “segunda-feira negra”, dia que o índice da bolsa Dow Jones caiu 22,61%, fazendo a empresa que Belfort trabalhava quebrar.
O acontecimento aconteceu na vida real, em 19 de outubro de 1987. Belfort vai para outro emprego, que não gera rendimentos tão grandes quanto o anterior. Por isso, ele cria a empresa Stratton Oakmont com colegas, quando começam a ganhar muito dinheiro e viver uma vida de ostentação, festas e drogas.

O filme de 2014 foi dirigido por Martin Scorsese e é baseado em uma história real. Este longa vai ensinar sobre finanças, tanto o que fazer como o que não fazer, como sobre negócios.

A negociação

Filme de 2012, “A negociação” conta a história de Robert Miller (Richard Gere), um milionário dono de uma grande empresa. Miller começa a realizar negociações para vender a companhia, a fim de esconder fraudes realizadas por ele.

No entanto, ele sofre um acidente de carro com uma pessoa e foge do local para não ser culpado pela morte. O filme mistura as relações de trabalho de Miller com a vida pessoal, evidenciando pontos como negócios e corrupção.

A trama é envolvente e ensina que a ganância por ter sempre mais, desrespeitando as leis, pode fazer com que a pessoa enfrente grandes dificuldades, tanto no âmbito profissional como pessoal. O longa foi dirigido por Nicholas Jarecki.

O dia antes do fim

Depois da demissão de muitos funcionários do setor, Eric Dale (Stanley Tucci) entrega um pen-drive a Peter Sullivan (Zachary Quinto) e diz que era algo importante que estava trabalhando.

Ao abrir o arquivo, Peter se dá conta de que a companhia em que trabalham ultrapassou o limite saudável de risco que pode assumir, o que ameaça a empresa de manter as portas abertas. O filme vai abordar este tema, focando nas negociações e mecanismos que empresas utilizam para a resolução de problemas internos.

Lançado em 2011, o filme é baseado em fatos reais e ensina sobre riscos de uma empresa, corrupção e ganância de empresas. O filme aborda a área de riscos de uma grande companhia, mostrando mecanismos muitas vezes distantes da realidade das pessoas que não trabalham dentro do mundo de finanças.

Wall Street: poder e cobiça

Este filme é de 1987 e, embora seja do século passado, é um dos primeiros filmes que fala sobre finanças e negócios. É uma boa pedida para aprender sobre o mundo das finanças. Também tratando sobre a bolsa de valores, a trama mostra os bastidores de grandes negócios.

O protagonista do filme, Buddy Fox (Charlie Sheen) agarra uma oportunidade de entrar em um universo de negócios muito lucrativos, utilizando informações privilegiadas. Mais uma vez, o tema da corrupção aparece.

O filme traz uma forte visão moral sobre o enriquecimento ilícito. Mesmo com mais de 30 anos, ainda tem pontos muito atuais, facilmente identificados nos noticiários políticos de hoje. A obra de Oliver Stone também aborda a desigualdade social e o fenômeno de utilizar outras pessoas como “escada” para o sucesso pessoal.

Wall Street: o dinheiro nunca dorme

Este filme é a sequência de “Wall Street: poder e cobiça”, também dirigido por Oliver Stone e lançado em 2010. A trama conta a história de Gordon Gekko (Michael Douglas) ao deixar a prisão.

Como não pode operar no mercado financeiro, começa a escrever um livro e dar palestras sobre riscos de mercado. Além de falar sobre o tema das finanças, o filme também aborda as relações familiares de Gekko, tão complicadas quanto seu passado.

A grande aposta

O filme, de 2015, conta a história de Michael Burry (Christian Bale), dono de uma empresa, que decide apostar contra o sistema imobiliário norte-americano, dizendo que este vai falir por causa dos investimentos de alto risco.

O longa vai explorar como o mercado imobiliário funciona, além de mostrar mais sobre negociações nestes espaços. Dirigido por Adam McKay, o filme é uma ficção sobre a crise financeira de 2008 em Wall Street, nos Estados Unidos.

O longa foi considerado um dos melhores filmes sobre a crise dos Estados Unidos. Ao assistir à “A Grande Aposta”, é possível aprender mais sobre o momento histórico que assolou a economia americana, aumentando a bagagem cultural.

Trabalho interno

Diferentemente dos outros filmes mostrados até agora, “Trabalho interno” é um documentário que aborda a crise global de 2007/2008. A obra foi construída com base em entrevistas com jornalistas, políticos e profissionais da área de finanças, sendo que cada um deles conta experiências que viveram durante o período.

O documentário é dividido em cinco partes, abordando desde o cenário anterior à crise, que levou ao colapso, até mostrar como o mundo ficou depois da crise.

Por ser um documentário e retratar a realidade, o longa é ótimo para quem quer entender o período com base nos depoimentos de pessoas que vivenciaram a crise e suas consequências.  É uma ótima fonte para aprender sobre a história do colapso.

A fraude

Nick Leeson (Ewan McGregor) é funcionário do banco Barings, que começa a jogar “contra as regras” para receber cada vez mais. Leeson começa a carreira como escriturário, mas vai recebendo oportunidades irresistíveis, que podem melhorar seu padrão de vida.

Havia uma conta criada para acumular as perdas das negociações e, a certo momento, elas estão muito grandes e ameaçam a vida do banco. Leeson enfrenta dramas pessoais e no emprego.

Este é mais um exemplo de filme sobre finanças que mostra como o sistema financeiro funciona, expondo também práticas irregulares. Quem assistir ao longa vai entrar em contato com negociações neste universo. Por mais que seja um filme de ficção, é possível aprender bastante.

O poderoso chefão

Filme de 1972, “O poderoso chefão” é um clássico do cinema. O longa fala uma família mafiosa de Nova York e, por meio da história, dá um panorama a respeito de negociações dentro deste ciclo de convivência.

A história foi dirigida por Francis Ford Coppola e é um drama policial. Embora fale sobre crimes, é uma ótima forma de aprender sobre planejamento financeiro e administração dos recursos. O foco da trama é Don Corleone (Marlon Brando), líder da família.

Capitalismo: uma história de amor

O documentário “Capitalismo: uma história de amor”, dirigido por Michael Moore, é um longa sobre as consequências da crise de 2008 nos Estados Unidos. O objetivo de Moore é encontrar respostas para o colapso que assolou o mundo, bem como a maneira como isso afetou a vida das pessoas.

Moore entrevistou políticos, pessoas influentes do mercado financeiro e pessoas comuns, que foram duramente impactadas pela crise. Pode ser um bom material para sala de aula, já que traz pessoas que vivenciaram o momento para falar sobre ele.

Alguns pontos do documentário defendem que o capitalismo talvez não seja o melhor sistema de economia. Nestes momentos, é possível refletir e entender melhor sobre o capitalismo, aplicado na maior parte das economias mundiais.

Quem quer ser um milionário

Este filme de 2008 fez muito sucesso na época de seu lançamento. “Quem quer ser um milionário” fala sobre o sonho da mudança de vida por meio do dinheiro. Jamal Malik é um dos moradores de uma favela de Mumbai, na Índia, e ganha o prêmio de 20 milhões de rúpias no programa “Quem quer ser um milionário”.

Depois de ganhar o prêmio, Jamal começa a ser questionado sobre como conseguiu acertar às perguntas feitas no programa. A lição que o filme passa é de perseverança e de que é possível mudar de vida. Mesmo que, na obra, a mudança tenha sido consumada pela vitória em um programa, Jamal sempre lutou para conseguir uma vida melhor, assim como todos podem fazer.

O filme também ensina que é necessário acreditar em si próprio e não deixar que a fortuna mude a essência da pessoa. Entender também que o dinheiro pode trazer pessoas ruins para perto também é algo apontado na trama.

Freakonomics

Este filme foi inspirado em um livro com o mesmo nome, escrito pelo economista Steven D. Levitt e o jornalista Stephen J. Dubner. Como muitas pessoas tendem a dizer não entender sobre economia, o filme aborda situações do cotidiano que tem tudo a ver com economia.

O filme fala sobre diversos pontos que, somados, fazendo com que o leitor aprenda sobre independência financeira, conceito cada vez mais em voga para o mercado. Esta independência significa juntar um dinheiro ao longo da vida que permita que a pessoa comece a viver de renda em determinado momento da vida.

Fome de poder

O filme “Fome de poder” é baseado em fatos reais e conta a história de Ray Kroc (Michael Keaton), empresário fundador do McDonalds. No filme, Kroc abre um pequeno restaurante que se transforma na maior rede de fast food dos Estados Unidos.

Ao assistir ao longa, a maior lição que o telespectador vai aprender é a persistência. Mesmo com todos os desafios de criar a rede, Kroc segue acreditando em suas convicções e aposta que o McDonalds seria o novo sucesso em todo país.

Esta lição, se aplicada na vida financeira, faz com que as pessoas mantenham o foco e não desistam de realizar um planejamento financeiro para atingir seus objetivos. Analisar a forma como Kroc age para abrir a rede é uma boa forma de ver o que deve se fazer e o que é melhor ser deixado de lado.

O capital

O filme “O capital” fala sobre as fraudes do sistema financeiro e da ganância dos ricos de conseguirem cada vez mais dinheiro, deixando os pobres ainda mais vulneráveis. A obra traz muitas reflexões sobre a maneira como o mundo lida com dinheiro e como ele é o guia das vidas de grande parte das pessoas.

Dirigido por Costa-Gravas, o filme também passeia pelo tema do poder político, constantemente ligado ao sistema econômico.

Finanças é assunto sério

Os filmes sobre finanças desmentem a premissa de que o assunto é sério e chato, dificultando que os brasileiros se interessem pelo tema. No entanto, é um tema essencial para a boa administração do dinheiro.

Os filmes selecionados possuem uma função precursora na educação financeira, abrindo as portas para que mais pessoas se interessem por aprender sobre o tema. Hoje, representam um retrato forte de como as coisas acontecem atualmente dentro do mercado de finanças, ensinando de forma lúdica.

Gostou deste artigo? Então comente e compartilhe.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Após o fim do crédito rotativo, os juros do cartão aumentaram. E agora?

setembro de 2017
Grana
timer 8 min

O que é protesto e como limpar de vez o seu nome no cartório?

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

O que é amortização e como fazer o cálculo?

março de 2018