close

Grana

8 dicas fundamentais para definir qual dívida pagar primeiro

abril de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
7 min



Adquirir débitos, ainda mais quando são em série, pode acarretar inúmeros problemas para o devedor. Diante de tantos compromissos para cumprir, é difícil saber qual dívida pagar primeiro, principalmente quando não há dinheiro para pagar tudo de uma vez.

O mais perturbador é que, se nada for feito, há o efeito chamado bola de neve: acúmulo de juros e multa, nome nos cadastros de serviços de proteção ao crédito e contatos frequentes de cobrança. Isso sem contar a possibilidade do credor envolver algum bem no pagamento, o que é ainda mais desesperador.

Nessas horas, é imprescindível manter a calma e fazer um bom planejamento, para verificar qual dívida pagar primeiro. Se esse processo for feito de modo aleatório, você pode pagar mais juros e criar mais problemas para acabar com todos os débitos.

A partir de agora, você terá um auxílio para fazer seu plano de pagamento. Veja 8 dicas fundamentais para escolher corretamente a ordem de pagamento dessas contas.

4 passos para organizar as contas e definir qual dívida pagar primeiro

Antes de tudo, uma vez o problema já instalado, agora é a hora procurar a melhor solução. Para isso, é preciso, além de serenidade, conhecer algumas ferramentas que você pode usar para definir qual dívida pagar primeiro. A seguir, você terá 4 passos para isso.

1 – Usar uma ferramenta de organização financeira

Ter o auxílio de um recurso que facilite suas contas ajuda a quitar dívidas e a impedir novos débitos. O recurso pode ser planilha, aplicativo, software, enfim, cada um socorre de alguma forma.

Porém, o que todos fazem, mesmo que de uma forma variada, é registrar os gastos e recebimentos ocorridos durante um determinado período, uma semana ou um mês, por exemplo. De qualquer maneira, você consegue visualizar todas as suas entradas e saídas, o que já permite um controle mais minucioso por si só.

Isso pode ser feito por meio dos seguintes recursos:

  • Uma folha de papel e calculadora;
  • Uma planilha de Excel, que pode ser usada no computador ou em dispositivos móveis;
  • Um aplicativo;

São muitos os recursos que permitem que você tenha um maior controle dos gastos diários.

Mecanismos que permitem salvar os dados na nuvem, sem consumir a memória de seu tablet ou smartphone. Por meio deles, você pode usar planilhas e editá-las onde estiver, o que facilita bastante o controle.

2 – Antecipar pagamentos para ter descontos

Ao fazer um empréstimo ou qualquer outra negociação, os juros são calculados de acordo com o prazo de pagamento. Logo, se esses débitos forem quitados antes da data programada, o devedor tem direito a um desconto.

Ainda que os bancos e instituições financeiras entendam esse fato como uma quebra de contrato e passível de pagamento de uma taxa extra, o direito do desconto é garantido.

Por isso, para ajudar a definir qual dívida pagar primeiro, verifique se você tem descontos nas parcelas que ainda estão para vencer.

Se você deseja saber exatamente os descontos que terá, veja as taxas no contrato e calcule tudo. Se julgar complicado, a internet oferece uma série de recursos para que faça essa verificação on-line e de forma automática.

Aproveite uma renda extra, como o 13° salário ou o FGTS, para fazer essa negociação.

3 – Evitar o consumo desnecessário

Cada real economizado pode ajudar a pagar uma conta logo ali na frente.

Evidentemente, alguns itens não podem deixar de ser consumidos, como os de alimentação, por exemplo. No entanto, outros podem ser reduzidos ou eliminados de seu orçamento ou então substituídos.

Com isso, você poderá contar com uma sobra financeira que irá permitir uma escolha melhor sobre qual dívida pagar primeiro.

Um exemplo disso é a academia. É claro que os exercícios são ótimos para a saúde e também para a forma física, mas você não precisa gastar com isso se não há outra saída a não ser economizar dinheiro.

Faça exercícios na rua, em casa ou participe de clubes dedicados a isso em parques. Você cuida de sua saúde e ainda consegue ver com mais calma qual dívida será paga primeiro.

E não é só. Um pacote menor de TV a cabo, o uso mais consciente do carro e a diminuição de ligações de seu celular podem ser garantias de economia no final do mês.

Outra forma de economizar é escolher bem os passeios, para que não se tornem uma fonte exagerada de gastos. A sugestão é para que busque programas mais econômicos ou até mesmo gratuitos.

4 – Venda algum item ou aumente sua renda

Você tem roupas, utensílios ou outros artigos que não usa mais e apenas ocupam espaço em sua casa? Vender tudo isso pode gerar um bom dinheiro para quitar a dívida que você escolher pagar primeiro.

A venda pode ser feita para algum conhecido ou mesmo por meio de anúncio na internet, em redes sociais ou até em plataformas exclusivas.

Outra forma de conseguir sair dessa situação é buscar mais uma fonte de renda. Procure alguma habilidade e tente lucrar em cima disso.

As opções são variadas:

  • Fazer comida congelada, assim como sobremesas;
  • Venda de roupas, acessórios e artigos importados, tanto fisicamente quanto pela internet;
  • Aulas particulares de reforço escolar, idiomas, artesanato ou corte e costura, enfim, as opções são incontáveis e sempre há um público cativo, basta você saber qual a sua maior habilidade.

Agora que você tem um passo a passo de como conseguir dinheiro para escolher qual dívida pagar primeiro, veja a seguir como definir prioridades para isso. Afinal, diante dos débitos, essa tarefa pode ser muito complicada e a definição parecer impossível, o que não é verdade.

Como escolher a prioridade de pagamento da dívida?

Você já tem um dinheiro guardado especialmente para quitar seus débitos. Agora, o melhor a fazer é classificar cada montante por prioridade para, então, definir qual dívida pagar primeiro e, consequentemente, respirar mais aliviado.

Neste tópico, você terá 4 dicas de como fazer esse procedimento.

1 – De acordo com as taxas de juros

Classifique cada compromisso conforme as taxas cobradas e comece a quitar aquelas que têm os números mais altos, pois o valor a ser pago cresce mais a cada dia. Para ter detalhes sobre valores, uma vez que isso varia de acordo com o contrato, use um recurso já mencionado no tópico anterior, como uma planilha, software ou aplicativo.

Dessa forma, você tem uma ideia do quanto a dívida irá crescer ao deixar de ser paga.

Normalmente, as dívidas que têm os juros mais altos são as provenientes de cartões de crédito e cheque especial.

2 – De acordo com garantia ou alienação de bens

Outra dívida que merece atenção especial no momento de definir qual delas pagar primeiro é a aquela na qual o devedor oferece um bem como garantia, como um imóvel ou um veículo. Também estão nessa categoria os financiamentos desses mesmos itens.

No primeiro caso, se não houver a quitação do débito, o credor pode realmente reaver o bem garantido em contrato. Perder algo que foi conquistado com tanto esforço é uma experiência desagradável e traumatizante.

Financiamentos de imóveis ou automóveis não podem esperar.

Já no financiamento, o atraso no pagamento das parcelas pode determinar a perda do bem que está sendo quitado, sem ressarcimento do que já foi pago. Logo, é um tipo de dívida que deve estar entre as primeiras a serem pagas.

3 – De acordo com o tipo de produto ou serviço

Quanto mais fundamental for o item, menos se deve adiar o pagamento. Bons exemplos disso são os serviços essenciais, como abastecimento de água, energia elétrica e gás de cozinha, por exemplo.

Poucas contas sem pagar já são suficientes para haver o corte do serviço e uma série de transtornos para os moradores de uma casa.

Por isso, ao definir qual dívida deve ser paga primeiro, fique atento a esses serviços, ainda que as taxas de juros cobradas não sejam tão altas. Nesse caso, a quitação deve ocorrer pela importância que eles têm na vida das pessoas.

4 – De acordo com o bem-estar da família

Não adianta sacrificar a tranquilidade da família em prol do pagamento das dívidas. Evidentemente, é necessário ter um bom senso nesse aspecto, para que esse conceito seja bem empregado.

Isso não significa que não é possível reduzir as idas ao restaurante e nem mexer no valor mensal dedicado aos passeios.

Evidentemente que se pode e, caso seja necessário, é até uma boa saída. Mas, por exemplo, imagine cortar o mal pela raiz e ter que deixar de levar o filho para passear. Nesse caso, a criança acabará por arcar com as consequências de algo que ela não tem nada a ver.

O que se pode fazer é a substituição de programas que exigem muitos gastos por outros mais baratos ou até mesmo gratuitos. Um passeio no parque é uma boa solução, pois se trata de um programa gratuito

No mais, tenha sempre em mente que se a dívida representa o fim da harmonia dos moradores de uma casa, ela deve ser quitada o quanto antes.

Você viu 8 dicas poderosas de como definir qual dívida pagar primeiro. Para ter mais orientações sobre pagamentos de dívidas e uma vida financeira estável, leia os outros textos do blog e acompanhe as atualizações, com conteúdo novo e exclusivo.

Conheça também os serviços da Rebel e veja como ela pode ajudar você a quitar seus débitos.

Deixe seu comentário abaixo. Aproveite para contar suas experiências e compartilhar essas informações com seus amigos.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Após o fim do crédito rotativo, os juros do cartão aumentaram. E agora?

setembro de 2017
Grana
timer 8 min

O que é protesto e como limpar de vez o seu nome no cartório?

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

O que é amortização e como fazer o cálculo?

março de 2018