O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional está presente dentro de todas as empresas, sejam elas de produtos ou serviços. Isso ocorre, basicamente, porque cada empresa manifesta uma personalidade diferente e, assumindo-a ou não, acaba passando-a para as pessoas que chegam. Isto é, sejam seus funcionários ou clientes, todos aqueles que buscarem a marca acabarão, também, entrando em contato com essa personalidade.
Pode-se dizer, portanto, que os valores compartilhados por seus membros, independentemente de sua colocação hierárquica, e o conjunto de características compartilhadas e utilizadas por todos formam a cultura organizacional da empresa e esta será utilizada para alcançar seus objetivos e a colocar de maneira respeitável no mercado.
Como este conceito funciona dentro de uma fintech?
Agora, vamos entender como funciona a cultura organizacional dentro de uma fintech. Essa última palavra, que tem estado em alta, caracteriza um modelo de negócio que surgiu recentemente e com o qual você provavelmente já entrou em contato. Fintech é o termo que define as startups voltadas para o setor financeiro e tem como objetivo otimizar seus processos.
Fintechs possuem foco em tecnologia, são menos burocráticas e costumam propor soluções inéditas para seus consumidores, oferecendo produtos muito mais ricos em especificidade, como cartões de crédito sem anuidade e com controle inteiramente digital. Isto posto, observe a organização dessas empresas.
A importância de estabelecer uma boa cultura organizacional dentro de uma fintech vem da necessidade de mostrar para seus consumidores que o que acontece ali é feito com paixão, além de orientar todo o crescimento da empresa e direcionar os próximos serviços ou produtos que serão oferecidos. Logo, definir missão, valores e visão vai muito além de criar uma página em seu site.
Entenda o que cada um desses termos representa, de fato:
Missão
A missão é um conceito comumente definido por uma frase sucinta, mas que é de grande importância para a empresa, já que pode ser considerada a sua razão de seu ser, ou seja, seu principal propósito, sua finalidade e o motivo de sua criação.
Valores
Os valores são, basicamente, o modo de conduta da empresa, o que significa que será aqui que aparecerão as questões éticas da corporação, que terão que ser respeitadas enquanto sua missão é cumprida. Aqui, há alguns aspectos a serem definidos, como a maneira com a qual seus clientes serão tratados, como os funcionários se comportarão e as responsabilidades da empresa perante a sociedade.
Visão
Representa aonde a empresa quer chegar, ou seja, seu futuro e seus objetivos de longo prazo. Quando a empresa atinge uma nova etapa, é normal que a visão seja substituída por algo novo, sempre mantendo uma linha prática e realista. O que pretendem construir, o que a empresa quer ser e onde quer chegar? Essas são algumas questões a serem respondidas.
Dentro de uma fintech, esses conceitos tornam-se muito importantes, à medida que o ambiente de trabalho é um dos itens que tornam esse tipo de serviço mais atrativo para o mercado. Para uma startup, atividades como a contratação de funcionários e os estágios iniciais após sua abertura acabam sendo mais simples com uma cultura organizacional definida.
Rebel
A Rebel é uma fintech constituída por uma plataforma de empréstimos on-line, que funciona como correspondente da Lecca Crédito, Financiamento e Investimentos S.A. Seu propósito é liderar uma mudança no sistema financeiro brasileiro. Ser um Rebel significa fazer as coisas de maneira inteligente, rápida e com qualidade, sabendo que seu dinheiro é totalmente seu e você poderá utilizá-lo da melhor maneira possível.
Sua cultura organizacional visa sempre trazer o melhor para os clientes, mudando suas vidas e tudo o que há ao redor.
Saiba mais sobre o serviço na aba Como Funciona, faça uma simulação de seu empréstimo e contrate já!
Fique ligado em nosso blog para receber mais informações sobre o setor financeiro e sobre como gerenciar suas finanças pessoais de maneira prática.
Não deixe de comentar o que achou deste post. Esperamos você no próximo!