Por Lai, educadora financeira
De refrões de músicas a discussões em família, o cartão de crédito costuma causar.
Pode ser odiado por alguns e amado por outros, mas uma coisa é certa: você conhece uma pessoa que já se deu mal com o cartão de crédito.
E para que você não se junte ao clube dos que rodaram no rotativo, vou te contar tudo o que você precisa saber para ser uma boa relação com seu cartão (:
Se você quer saber sobre como funciona o rotativo do cartão, vem conferir esse post aqui ligeirinho!
DEZ DICAS PARA TER UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL COM O CARTÃO DE CRÉDITO
1. O limite do cartão não está lá a seu dispor!
O ideal é que você possua o valor integral do seu limite e, se isso não for a sua realidade, entre em contato com a operadora do cartão para ajustar imediatamente, viu? Não dê asa à cobra!
2. O seu cartão pode fazer dinheiro por você. Ficou surpreso?
Pois lhe explico: com um bom sistema de pontuação/milhas, você pode multiplicar os benefícios do cartão de crédito e garantir descontos em vários produtos e serviços. O que todo mundo conhece são as vantagens com passagens aéreas, mas os seus pontos podem servir para qualquer coisa.
3. Nunca, em hipótese alguma, sob nenhuma condição, entre no rotativo do cartão ou pague o mínimo.
Se a situação chegar nesse ponto, vá CORRENDO atrás de um empréstimo mais barato. Beijos, me liga!
4. Algumas pessoas falariam “cuidado com as parcelas”, mas eu mesma digo: não parcele nenhuma compra no cartão!
O melhor caminho quando queremos consumir algo de maior valor é planejar e juntar o dinheiro para comprar à vista. Assim, fica mais fácil inclusive negociar um desconto bacana na loja.
O excesso de parcelas no cartão te dá uma sensação de que você está consumindo mais no presente. E você realmente está! Mas o seu consumo futuro automaticamente será mais restrito. Agora… se você está numa situação de ou vai, ou racha, o parcelamento pode ser uma saída mais controlada. Faz a conta!
5. Acompanhe o saldo da fatura do cartão para não tomar sustos.
Sabia que de R$10 em R$10 a sua fatura pode chegar ao limite? A frequência ideal é semanal!
6. Jamais use o cartão de crédito para sacar em dinheiro!
As taxas são muito altas ):
7. Tenha, no máximo, 2 cartões: um para utilizar no dia a dia e outro como reserva, no caso de perdas, roubos ou defeito.
8. Prefira cartões sem anuidade.
Hoje existem uma série de opções de cartões de crédito gratuitos e, além disso, é possível negociar com a sua operadora por um bom desconto. Pagar taxa é muito ultrapassado!
9. Use o cartão de crédito para organizar todos os lançamentos em uma única data de vencimento.
Imagina você ter que anotar cada um dos seus gastos, à medida que eles acontecem? Complexo, né? Utilizando o cartão, fica tudo registrado e as informações não se perdem. Para maximizar a organização, coloque o vencimento da fatura para uma data próxima do dia em que você recebe o salário.
10. Não pague suas contas com o cartão de crédito!
Isso vai gerar ainda mais taxas e juros. E não, não compensa pagar as contas no cartão para gerar milhas! Pague as contas no débito, ok?
BÔNUS (surpresaaaa)
11. A mão coçou pra comprar aquela brusinha? E se der para deixar esse valor para a próxima fatura?
Faça as compras de itens mais supérfluos em um único dia específico, logo após o fechamento da fatura: o seu limite disponível será pequeno e esses valores só entrarão na fatura do mês seguinte.
No final das contas, não existe uma regra rígida sobre o uso do cartão de crédito. É preciso levar em consideração a sua renda, os compromissos financeiros que você já adquiriu e os objetivos que você tem para o futuro.
Fazer cartão de crédito vale a pena? Entenda e aprenda a usar.
Se você quer tornar o cartão a sua principal forma de pagamento, oriente-se pela fórmula:
VALOR MÁXIMO DA FATURA = MINHA RENDA – CONTAS FIXAS – EMPRÉSTIMOS – INVESTIMENTOS
Agora você está devidamente qualificado para utilizar o cartão de crédito a seu favor e extrair todos os benefícios que ele tem para lhe oferecer! Mas se precisar daquela ajudinha, fique de olho que o Quita Cartão vem ai! Baixe nosso aplicativo 😉
Quer conhecer a Rebel? Faça uma simulação no nosso site!