Atenção viúvas da Selic alta: ainda é possível investir mesmo com a taxa básica de juros em 2,25% ao ano, sabia?
Quem acompanhou a saga da redução da taxa Selic provavelmente observou também como o humor dos investidores foi variando ao longo dos últimos anos.
Especialmente em 2019, o otimismo com a postura mais liberal na economia do ministro Paulo Guedes fez muitas pessoas migrarem da renda fixa para a renda variável, experimentando um pouco das emoções da bolsa de valores.
Houve uma produção massiva de conteúdo por parte de influenciadores de finanças, com foco em orientações de investimento para o novo cenário, e o brasileiro passou a consumir mais esse tipo de informação.
Não quero ser estraga-prazeres, nem bancar a do contra, mas esse post não vai te dar esse tipo de resposta, porque eu não acredito que exista uma fórmula definitiva de aplicações para o ano de 2020, nem pra ano nenhum.
Como faz então, Lai?
Investir é um processo constante, independentemente de a quanto anda a Selic, e deve ser a base para o seu planejamento financeiro. Iniciar essa caminhada exige, acima de tudo, autoconhecimento para entender suas prioridades e perspectivas para o futuro.
Passo 1 para investir: comece pela sua reserva de emergência.
Não precisa ir muito longe no tempo: sabe aquela viagem que você está sonhando em fazer? Ela pode ser organizada por meio de investimentos!
Investir não significa ganhar dinheiro rápido e fácil. É um trabalho que foca em resultados no longo prazo e na organização do seu projeto de vida.
Ganhar muito dinheiro sem nenhum esforço no mercado financeiro é um cenário que nem sequer existe, e quem te promete esse tipo de solução provavelmente: 1) não entende de finanças; ou 2) está querendo te enganar.
Se você está precisando de uma grana rápida, à vista, seja para pagar contas ou dar como entrada em um sonho, como seu próprio negócio, uma saída é simular um crédito pessoal.
Não tem milagre aqui, você ainda paga juros. Mas, se couber no orçamento e for pra se livrar de taxas mais caras ou fazer render $$$ pra você, tá valendo!
Agora, voltando aos investimentos…
Investir não precisa te deixar desconfortável. O motivo disso tudo não é fazer você arrancar os cabelos e perder o sono.
Aplicar seu dinheiro é pra te deixar tranquilo e te fazer dormir melhor, por isso é importante entender e respeitar o seu perfil de investidor antes de tomar qualquer decisão.
Não existe isso de “agora é hora de arriscar mais” só porque está todo mundo indo na mesma corrente. Isso tem nome, se chama “Efeito Manada”, e você só tem a perder nessa história.
Investir faz parte de uma rotina de cuidado com o seu dinheiro e, claro, é importante se atualizar diante das mudanças na economia.
Mas isso não significa que, necessariamente, você vai remodelar todos os seus objetivos e toda a sua vida só porque a renda fixa mudou.
Não é por causa da Selic baixa que você vai deixar de fazer uma viagem no final do ano, nem vai deixar de comprar uma casa daqui a cinco anos.
Por outro lado, o cenário aponta para a necessidade de sofisticar a sua vida financeira, diversificar e buscar conhecimento para entender o que faz sentido acrescentar na sua carteira e diferenciar do que é fogo de palha, moda que vem e vai.
O maior investimento que você pode fazer agora não é ir na onda de dicas superficiais e respostas prontas. É mergulhar na sua própria vida financeira e definir com propriedade os seus objetivos e metas.
Não é você que tem que se moldar ao mercado financeiro e inventar. Você só precisa escolher suas ferramentas para alcançar a mesma coisa: enriquecer com propósito.
Pra te ajudar nessa meta de enriquecer com propósito, baixe nosso app e confira os conteúdos preparados pela Lai e nossa equipe! Grátis na Google Play e Apple Store.