O que é débito automático na conta corrente?
O débito em conta é oferecido pelos bancos com o intuito de fazer com que os consumidores não percam as datas de pagamento de contas importantes, como luz, água e telefone.
Na prática, ao invés de receber a fatura das contas em casa e ir ao banco pagar, os clientes podem cadastrar o boleto na própria conta corrente e o valor da dívida é descontado automaticamente na data de vencimento.
Para não ter problemas com o débito, é preciso ter dinheiro suficiente em conta para o pagamento da fatura na data do vencimento. Além disso, vale acompanhar se o serviço está funcionando de maneira correta, analisando a conta por meio de extratos bancários.
Ao trocar de banco ou fazer o cancelamento desse tipo de serviço, também é preciso ficar atento se as cobranças via débito automático foram suspensas.
Como funciona o débito em conta?
O débito em conta pode ser utilizado para o pagamento de diversos tipos de cobranças, seja a compra de algum produto ou a contratação de algum serviço. Nessa forma de pagamento, não é emitido nenhum tipo de papel, como nota fiscal, recibo ou boleto, por exemplo.
Para escolher esse meio de pagamento, o cliente só precisa preencher um formulário com os dados pessoais e bancários no site da empresa em que comprou o produto ou serviço, ou diretamente no site do banco, para começar a ter os valores debitados da conta corrente.
Para muitas empresas, o débito em conta auxilia bastante no controle e na gestão financeira. Isso porque os credores costumam receber o pagamento em até três dias úteis após o débito e pagam menos taxas do que as aplicadas no boleto bancário, por exemplo.
Por que os bancos adotam cada vez menos essa prática?
Apesar de esse meio de pagamento ser bastante eficaz e diminuir a burocracia, os bancos parecem não estar mais interessados no serviço e estão encerrando muitos contratos de convênio firmados com grandes e médias empresas de diversos setores do mercado.
Com um investimento pesado em cartões de crédito, a suspeita do mercado é que as instituições financeiras estejam rechaçando o uso do débito automático para apostar no mercado de cartões.
É importante frisar que, apesar de ser bastante prático e oferecer benefícios aos clientes, nenhum consumidor é obrigado a aderir ao débito automático em conta corrente. Por lei, cada indivíduo deve escolher de que forma quer pagar as contas.
Este artigo ajudou a entender como funciona o débito em conta? Então, curta e compartilhe nas redes sociais! Também acesse o nosso site e confira mais conteúdos sobre educação financeira.