Empréstimo sem comprovação de renda: como e onde fazer?

By:

Conseguir um empréstimo sem comprovação de renda é algo bastante comum hoje em dia. Isso acontece porque muitas pessoas não têm como comprovar suas rendas ou por estarem negativadas.

Como o risco dessa operação é maior por conta da falta de comprovação de pagamentos, as taxas de juros costumam ser mais altas. Ou seja, nada impede que uma pessoa realize um empréstimo sem comprovação de renda, mas ela precisa estar ciente que o valor das parcelas será muito maior.

Por isso, é essencial que o requerente do crédito preste muita atenção antes da contratação, já que existem inúmeras opções para essa categoria. Além disso, também é preciso tomar cuidado com as fraudes e golpes existentes.

Alguns documentos são necessários para a aquisição de crédito em qualquer instituição financeira, como o RG e CPF e é obrigatória a assinatura de um contrato entre o cliente e a instituição financeira.

Opções para um empréstimo sem comprovação de renda

Existem várias opções de crédito para quem não pode comprovar sua renda.

Existem diversas opções para quem deseja realizar um empréstimo sem comprovação de renda, como é o caso do uso de garantias de veículos ou imóveis e do uso de microcrédito, por exemplo.

Então, antes de escolher qual é o melhor tipo para cada perfil, o solicitante precisa conhecer tudo o que envolve cada uma dessas categorias.

Garantia (veículos ou imóveis)

Uma das categorias existentes para empréstimos sem comprovação de renda é o uso de garantias. Estas podem ser feitas com o uso de bens, como veículos ou imóveis.

Fazer uso de garantias pode ser uma boa opção, já que os juros costumam ser mais baixos e o prazo de pagamento é maior. Porém, o valor de crédito disponibilizado pelas financeiras normalmente é de no máximo 70% do valor do bem que foi utilizado como garantia.

Quando este bem é um imóvel, o prazo para pagamento pode chegar a 360 meses (incríveis 30 anos).

Porém, é importante lembrar que, se o empréstimo não for pago, o solicitante ficará sem o seu bem. Ou seja, é fundamental que essa opção só seja cogitada se existir um ótimo planejamento para a quitação da dívida.

A maioria das instituições financeiras disponibilizam empréstimos com garantias, já que o risco de inadimplência é muito baixo, visto que um imóvel ou um veículo foi deixado anteriormente como garantia.

Um empréstimo parecido com esse é o “penhor”, onde o solicitante deixa uma joia como garantia de pagamento do crédito outrora concedido.

Avalistas

Recorrer a um empréstimo com um avalista pode ser uma ótima opção para quem não pode comprovar sua renda.

Um avalista pode ser uma pessoa próxima do requerente que tem a intenção de ajudá-lo durante o processo de contratação de crédito, podendo ser o filho, um dos pais, avós ou cônjuge, por exemplo.

A tarefa de um avalista é disponibilizar sua comprovação de renda ou seus bem como garantia para que o solicitante consiga realizar um empréstimo.

Avalistas podem ser equiparados com fiadores quando o assunto é aluguel de imóveis. Ou seja, independentemente de quem está garantindo o empréstimo, o solicitante receberá todo o dinheiro em sua própria conta corrente.

Empréstimos online

Existem algumas empresas que disponibilizam empréstimos sem comprovação de renda de forma online.

Essa é uma forma rápida e prática de se conseguir crédito, porém, ela pode não ser muito vantajosa se o solicitante não pesquisar bem a empresa, pois ela pode não usar uma financeira ou banco que esteja regularizada junto ao Banco Central e solicitar depósitos antecipados, o que é ilegal.

Além disso, por não ter nenhum tipo de garantia, esse tipo de empréstimo é feito com juros mais altos.

Financeiras

Financeiras normalmente cobram juros elevados ao passo que o valor liberado por elas é relativamente baixo.

Porém, essa opção é bastante válida para quem precisa do dinheiro urgentemente e não conseguiu um empréstimo nas categorias anteriores.

Os documentos necessários para realizar um empréstimo em uma financeira são RG, CPF e comprovante de residência. Após a apresentação destes, a instituição realiza uma análise de crédito, a fim de conceder o empréstimo em questão.

Microcrédito

O microcrédito é concedido a microempreendedores que desejam investir em seus negócios. Nessa categoria de empréstimos, não há a necessidade de comprovação de renda. Porém, o pequeno empresário precisa declarar onde e como o dinheiro em questão será usado na sua empresa.

Durante todo o período do empréstimo, o microempreendedor conta com a assistência de um agente de microcrédito para auxiliar a impulsionar a empresa em questão.

Renegociar a dívida pode ser um caminho?

Renegociar dívida pode ser melhor do que pegar empréstimo para pagá-la.

Várias pessoas optam por um empréstimo, a fim de pagar outra dívida já existente. Porém, algumas vezes, renegociar uma dívida pode ser um caminho mais simples. Antes de contratar um novo empréstimo para esta finalidade, verifique a oportunidade de renegociação da dívida.

Essa renegociação pode ser feita de forma direta ou através de intermediários. Muitas vezes, ter uma dívida quitada é muito mais vantajoso para a instituição que foi lesada do que lidar com inadimplência. Com isso, taxas e parcelas menores podem ser negociadas.

Cuidado com o empréstimo

É necessário tomar muito cuidado antes de contratar um empréstimo.

A primeira coisa que uma pessoa que quer pegar um empréstimo sem comprovação de renda precisa fazer é pesquisar. Isso vai fazer com que instituições não-vinculadas ao Banco Central nem sejam cogitadas. As FinTechs geralmente são correspondentes bancários de financeiras devidamente cadastradas no Banco Central.

Além disso, é de suma importância que as taxas de juros sejam comparadas entre as empresas existentes. Assim, fica mais fácil conseguir taxas mais baixas.

Algumas empresas fraudulentas aplicam golpes pedindo adiantamento de depósitos e taxas extras, por exemplo. NUNCA FAÇA NENHUM PAGAMENTO OU DEPÓSITO ANTECIPADO!

Então, é importante verificar todos os requisitos antes contratar esse tipo de serviço. Também é fundamental que o solicitante leia todo o contrato com bastante atenção para não se deparar com surpresas no futuro.

Como funcionam os empréstimos da Rebel?

O processo de aprovação do crédito da Rebel requer a comprovação de renda do usuário para poder oferecer um empréstimo com melhores taxas de juros. Dessa forma, é recomendável aplicar para um empréstimo da Rebel apenas se você está empregado e pode comprovar a sua renda.

Você já sabia como conseguir um empréstimo sem comprovação de renda? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nossas publicações.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *