close

Grana

O que é anuidade do cartão de crédito e o que isso significa?

janeiro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



O cartão de crédito surgiu para o mundo em 1920, nos Estados Unidos. No início, ele era oferecido aos clientes mais fiéis, que os donos dos estabelecimentos acreditavam ser os melhores pagadores e os mais confiáveis.

A popularização do cartão de crédito aconteceu em 1950, quando Frank MacNamara criou um cartão que mostrava o nome do dono para que, mais tarde, a conta pudesse ser paga. Foi assim que surgiu o The Dinners Club, que recebe esse nome porque a ideia surgiu em um jantar de executivos financeiros.

No começo, somente umas 200 pessoas tinham acesso a este cartão, que era aceito em apenas 27 restaurantes. Em 1952, esse número já passava da casa dos milhões de usuários, e muitos estabelecimentos já utilizavam essa ferramenta.

No Brasil, o cartão de crédito chegou em 1954, com Hanus Tauber, que comprou uma franquia da Dinerse e a implementou em terras brasileiras. Naquela época, o cartão era mais voltado para compras, e ainda não era um cartão de crédito propriamente dito.

O primeiro cartão de crédito brasileiro que surgiu foi o Credicard, em 1968. Em 1971, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços era fundada.

De lá para cá, o cartão de crédito se tornou uma forma de pagamento extremamente difundida e usada ao redor do mundo. Ele é uma excelente ferramenta de compra ou contratação de um serviço.

Aceito pela maioria dos estabelecimentos, garante prazo para pagamento de produtos e serviços, inclusive com parcelamento, e pode trazer benefícios com o acúmulo de pontuação, que pode gerar trocas por produtos para o cliente.

Para o pagamento, o titular recebe uma fatura mensal com o valor que deve ser pago. Ele pode escolher entre efetuar um pagamento mínimo, dividindo o débito restante em outras parcelas, ou pagar a fatura total.

Cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas no mundo.

O que é anuidade do cartão de crédito?

A anuidade do cartão de crédito é uma taxa que é cobrada para que você possa utilizá-lo. Ela funciona como uma forma de manutenção do cartão, e faz com que ele se mantenha operante e em funcionamento.

No Brasil, essa cobrança é feita pelas bandeiras do cartão de crédito, ou seja, para usar o cartão você paga uma taxa para essas instituições, de forma que elas disponibilizem o serviço para você.

É importante destacar que nem todos os cartões de crédito apresentam anuidade. Em alguns casos, há a isenção desta taxa. Para aqueles cartões que apresentam anuidade, o ato de utilizar o cartão gera alguns benefícios, como acúmulo de pontos que podem ser trocados por produtos.

Entretanto, ter ou não a anuidade depende do perfil de cada consumidor. Para quem usa o cartão frequentemente, a anuidade pode ser recompensadora. Para quem não usa tanto, um cartão sem anuidade pode ser a melhor pedida.

Em todo caso, nos dias de hoje, existem instituições financeiras que oferecem cartões de crédito sem anuidades, mas seus clientes recebem pontos pelo seu uso. Nesse caso, é importante observar quais são as taxas administrativas e o seguro que as instituições cobram antes de aceitar este tipo de cartão.

A anuidade do cartão de crédito pode ser conferida no site da instituição financeira ou junto ao serviço de informação ao consumidor.

Como descobrir o valor da anuidade?

A anuidade do cartão de crédito varia de acordo com a operadora, a bandeira e o tipo do cartão. Cartões mais exclusivos, que dependem de uma renda mais alta, podem ter uma anuidade bastante salgada, entretanto os mais básicos oferecem anuidades mais baratas.

É preciso entender que, por mais variáveis que sejam, as taxas de anuidade são regulamentadas pelo Banco Central. Uma vantagem é que a anuidade pode ser parcelada ao longo das faturas.

Geralmente, a anuidade é cobrada somente no segundo ano de uso do cartão, mas, em alguns casos, ela pode incidir assim que o cliente usar o cartão pela primeira vez.

O valor da anuidade deve ser repassado ao cliente no ato da contratação. Caso isso não aconteça, ele tem a opção de entrar no site do banco em questão e procurar pela informação, já que ela tem que estar sempre disponível para os seus consumidores.

Outra alternativa é entrar em contato com a central de atendimento do cartão. Lá, eles são obrigados a repassar a informação o valor total da anuidade e quais são os valores das parcelas.

O valor da anuidade pode ser negociado? Como?

Quando você se informar sobre o valor da anuidade do cartão de crédito, pode tentar negociar esse valor ou até mesmo buscar uma isenção da anuidade.

Para conseguir isso, a financeira observa algumas informações sobre você, como o quanto você gasta de cartão de crédito, se apresentou algum atraso no pagamento da fatura e qual é o tipo de cartão de crédito que utiliza.

Nem todas as pessoas irão conseguir negociar, mas a tentar não custa nada. Em todo caso, se você se apresenta como um bom pagador e um ótimo cliente as chances de renegociação são altas.

Outra coisa que você pode fazer é buscar informações sobre a anuidade em outras instituições financeiras e, em seguida, observar qual é a proposta deles em relação à proposta vigente.

Lembre-se sempre que o valor da anuidade não é estático. Se você conseguiu em um ano, precisará renegociar esse valor no próximo ano.

Já tentou negociar o valor da anuidade e conseguiu isenção ou uma redução? Deixe aqui seu comentário com as vantagens que seu cartão dá e as estratégias que você utiliza para ter cada vez mais benefícios ao usá-lo.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018