close

Carreira

O que é renda variável e qual a diferença com renda fixa?

abril de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Depois de arrumar as contas e ter controle sobre a vida financeira, muitos brasileiros querem começar a investir. Ver o dinheiro trabalhar por si próprio é o sonho de muitas pessoas. Porém, existem muitas dúvidas antes de começar. Entre elas estão as diferenças entre renda fixa e renda variável e quais os melhores investimentos.

Antes de tudo, fique tranquilo! Ter essas dúvidas é normal entre os investidores iniciantes. E controlar a ansiedade na hora de investir é essencial para não perder dinheiro. Por isso, estudar é tão importante.

Em resumo, a principal diferença entre renda variável e fixa é que, nos investimentos de renda fixa, é possível definir a forma de cálculo no momento da aplicação. Já na variável, como o próprio nome diz, os investimentos estão sujeitos às oscilações do mercado e podem ter um risco elevado para investidores mais conservadores.

Na renda variável, os investimentos estão sujeitos às oscilações do mercado.

O que é renda variável?

Como falamos acima, nesse tipo de investimento não é possível determinar o valor da remuneração no momento da aplicação. Por isso, esses investimentos são considerados mais arriscados e são alvos de investidores mais experientes, que conhecem diferentes mercados e têm um perfil mais agressivo.

A vantagem é que, sabendo escolher bem um investimento de renda variável, você pode ver o seu dinheiro render muito mais do que em um de renda fixa. Isso porque quanto mais arriscado for o negócio, maiores serão as chances de retorno.

Mas, é importante destacar que o retorno do capital pode variar tanto de forma positiva quanto negativa, dependendo das mudanças nos mercados.

Entre os investimentos de renda variável mais conhecidos estão aqueles em mercados de ações como a Bolsa de Valores, por exemplo. Neles, os preços das ações podem variar de minuto a minuto e fechar positivo num dia e negativo no outro.

Por isso, é importante que o investidor conheça bem o mercado, para saber as horas mais oportunas para comprar e vender ações e, assim, nunca deixar de lucrar. Um investidor inexperiente não deve se arriscar em investimentos de alto risco. Deve começa investindo montantes menores com um risco moderado.

Falamos isso porque, diferente da renda fixa, na renda variável é possível perder boa parte do capital inicialmente investido, já que os juros podem variar negativamente. Quem investe em ações, por exemplo, não pode apenas contar com a sorte, deve ter o máximo de conhecimento de mercado para investir.

Investidores que assumem esse risco podem se decepcionar, caso não consigam o resultado esperado. Ter uma noção dos rumos que o mercado financeiro toma é essencial para assumir altos riscos.

Como investir em renda variável?

A renda variável possui investimentos de riscos maiores, o que pode gerar um prejuízo ou um lucro mais acentuado. Confira quais são as principais aplicações desse gênero e quais os riscos:

Ações

As ações são pequenas parcelas de capital de empresas e concedem direitos e deveres de um sócio a todos os seus proprietários. Isso acontece quando a empresa tem o capital aberto, dividindo a companhia em várias cotas de ações, que são colocadas à venda para a compra de investidores.

Esse investimento se encaixa no perfil de renda variável porque não é possível saber exatamente o ganho que se pode ter com a aplicação. As ações sofrem com as variações de mercado, em curto, médio e longo prazo.

Derivativos

Os derivativos são contratos que firmam a venda total ou parcial de outro ativo, que podem ser ações de uma empresa, quantia em dinheiro, juros de uma operação, etc.

Muitas empresas usam os derivativos como parte de sua estratégia para evitar oscilações negativas do mercado. Os contratos servem para proteger as empresas contra a variação cambial.

Quem usa dessa estratégia pode atenuar os efeitos de uma crise econômica severa dentro de uma empresa.

Fundos de ações

Os fundos de ações são grupos formados com o objetivo de realizar investimento em mercados de ações, como a Bolsa de Valores e a Bovespa, por exemplo. Muitos investidores iniciantes nesse mercado costumam participar desses fundos com o intuito de reduzir os riscos de seus investimentos.

Esse tipo de investimento de renda variável suporta bastante os riscos e é considerado de longo prazo, tendo uma rentabilidade bastante elevada, pois depende dos ativos que integram o fundo de ações.

Qual a diferença entre renda fixa e variável?

Os investimentos em renda fixa são aqueles em que é possível saber o retorno que a aplicação dará na hora do investimento. Ao investir, já se sabe qual será a rentabilidade devido às taxas pré-estabelecidas.

Os investimentos de renda variável têm riscos maiores. Os resultados podem ser prejuízo ou um lucro mais significativo.

As cadernetas de poupança, o Tesouro Direto, CDBs, CDIs e debêntures são os principais investimentos de renda fixa no mercado financeiro atual. Por estarem protegidos contra as oscilações do mercado, os investimentos são considerados de baixo risco e indicados para investidores com perfil conservador.

Já na renda variável, não há como saber qual será a rentabilidade que a aplicação pode obter. Isso pode surpreender o investidor tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa. As ações, derivativos e fundos de ações são os principais tipos de investimento dessa categoria.

Esse tipo de investimento é considerado de alto risco. Os preços de ações, por exemplo, podem variar a qualquer momento, ainda mais em tempos de crise econômica. Pelo alto risco, no caso de o investidor pegar uma “boa maré” de mercado, é possível lucrar muito mais do que num fundo de renda fixa.

Depois de saber a diferença entre as aplicações, vamos a algumas considerações: o ideal é que você conheça o seu perfil de investidor, antes de sair investindo. É possível saber se você tem um perfil conservador ou mais dinâmico.

Além disso, também é possível diversificar os investimentos: um pouco em renda variável e um pouco em renda fixa. Dessa forma, são maiores as possibilidades de retorno.

Este artigo ajudou a entender mais sobre renda variável? Então, curta e compartilhe nas redes sociais! Também acesse o nosso site e confira mais conteúdos sobre educação financeira.



Leia mais

Carreira
timer 7 min

Passo a passo para abrir o próprio negócio começando do zero

julho de 2018
Carreira
timer 7 min

11 coisas que qualquer empreendedor de sucesso deve saber

novembro de 2018
Carreira
timer 4 min

O que é renda variável e qual a diferença com renda fixa?

abril de 2018