close

Grana

O que é vencimento do cartão e como escolher o melhor dia para pagar a fatura?

abril de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
3 min



Um cartão de crédito pode trazer muitos benefícios para a vida financeira. Mas, para isso, é preciso ter conhecimento para usá-lo da maneira correta. Algumas dicas podem ajudar os usuários a terem mais controle sobre os seus gastos. Entre elas, está o pagamento da fatura. Afinal, escolher acertadamente a data de vencimento do cartão pode fazer toda a diferença para evitar prejuízos.

Pode parecer besteira, mas essa data é, sim, muito importante. Isso porque escolher a data de vencimento do cartão implica, justamente, na capacidade de pagamento. Ou seja, se você escolher uma data na qual ainda não tem dinheiro para honrar o compromisso, acabará gerando um endividamento desnecessário.

E deixar de pagar a conta do cartão de crédito não é uma opção, pois os atrasos geram juros e multas. Isso sem falar no rotativo do cartão, que tende apenas a aumentar o endividamento com o passar dos meses.

Escolher a data certa de vencimento da fatura do cartão ajuda a manter os gastos em ordem.

Como escolher o dia de vencimento da fatura do cartão?

Por essas e outras questões é que vale a pena sentar e avaliar com tranquilidade sua vida financeira para escolher a melhor data de vencimento do cartão. O mais prático a se fazer é colocar o vencimento em um dia próximo ao do recebimento do salário.

O ideal é que o vencimento de sua fatura seja para até 10 dias após o recebimento de seu pagamento. Geralmente, as administradoras de cartões de crédito fecham a fatura entre 7 e 10 dias antes do vencimento, o que possibilita utilizar o cartão sabendo que os gastos ficarão apenas para o mês seguinte.

Qual o melhor dia para usar o cartão?

O melhor dia para usar seu cartão de crédito é o dia do fechamento de sua fatura. Então, se a sua fatura vence no dia 10, por exemplo, a administradora deve fechar a fatura no dia 1°. Esse é o melhor dia para usar o seu cartão. É importante ressaltar que cada administradora tem datas de fechamento de fatura diferentes. Por isso, você deve se informar com o seu banco sobre o seu caso.

Após a fatura fechada, o usuário já sabe que as compras feitas a partir daquela data serão cobradas apenas no mês seguinte, o que lhe dá, na data de fechamento da fatura, cerca de 40 dias para efetuar o pagamento dos gastos.

Exemplo de vencimento da fatura

A maioria das pessoas recebe no quinto dia útil do mês. Imaginando que o mês comece em um sábado, o quinto dia útil será na sexta-feira seguinte, dia 7. Nesse caso, o ideal é que a data de vencimento da fatura seja no dia 17. Dessa forma, a fatura fecha exatamente no dia do pagamento.

Este artigo ajudou a entender como definir a melhor data para vencimento do seu cartão de crédito? Então, curta e compartilhe nas redes sociais! Também acesse o nosso site e confira mais conteúdos sobre educação financeira.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018