O que é ser empreendedor?
O início de um negócio nunca é fácil, pois são grandes os investimentos e o lucro nem sempre é percebido de imediato. Continuar ou desistir é o que faz do proprietário um empreendedor ou não.
Empreendedor é aquela pessoa que tem boas ideias e sente vontade de aplicá-las no mundo real. Empreender significa executar planos e projetos de forma inteligente, persistente e constante, até que os resultados desejados sejam obtidos.
Considerando a concorrência cada vez mais avassaladora, nem todos os negócios pensados e executados serão capazes de gerar lucro e fazer sucesso, mas, ainda assim, é preciso tentar e, claro, acreditar que o sucesso é possível.
Veja a seguir quais são as funções principais de quem deseja ser um empreendedor.
O que um empreendedor faz?
Todo negócio começa com ideias sendo colocadas no papel e não seria diferente para aquele que deseja ser um empreendedor de sucesso.
A primeira etapa a ser realizada é a definição de qual será o ramo em que o seu negócio irá atuar e qual será o seu diferencial, quando comparado àquelas empresas que já se encontram no mesmo mercado. Assim, o que faz um empreendedor, nesse momento inicial, é estabelecer um plano de negócio, com metas a serem alcançadas em curto e médio prazo.
O início costuma ser complicado, então, quando as ideias saem do papel e passam a ser aplicadas, é necessário o cuidado com o setor financeiro da sua empresa. Ele deve estar preparado para aqueles meses em que há poucos clientes – e que, portanto, o lucro é quase inexistente.
Daí a importância de trabalhar com uma reserva, além do investimento inicial, pois será ela a responsável pelo pagamento de gastos essenciais, como energia, internet, funcionários, etc.
O que faz um empreendedor se destacar nesse momento é o investimento em marketing. O seu produto ou serviço pode ser ótimo, mas para que o seu negócio cresça é preciso que as pessoas o conheçam. Desse modo, o marketing e constante estudo do que deseja o seu público-alvo farão toda diferença!
Outra habilidade importante para ser empreendedor é o conhecimento acerca da liderança de pessoas. Estudos demonstram que funcionários satisfeitos produzem muito mais do que aqueles que não se encontram felizes com o trabalho e terminam fazendo suas tarefas de má vontade.
Para o crescimento do seu negócio, é essencial a colaboração por parte de uma equipe engajada e treinada, que deseja o sucesso tanto quanto você.
E você sabia que existem diversos tipos de empreendedor? Um negócio pode ser iniciado com maior ou menor investimento, de forma individual ou em grupo, a partir de uma ideia sua ou de outra já preexistente. Veja agora os tipos de empreendedores mais comuns nos dias de hoje:
Tipos de empreendedor
A partir de alguns fatores, como condições financeiras, propósitos do negócio e setor de atuação, é possível classificar os empreendedores. Confira a seguir algumas das possibilidades de atuação da sua empresa.
Empreendedor individual
Empreendedor individual ou MEI (Microempreendedor individual) é aquele que possuía um pequeno negócio e percebeu a necessidade de se regularizar, de acordo com as leis jurídico-tributárias do país.
Alguns benefícios disponibilizados para aqueles que são empreendedores individuais são: isenção de tributos (como PIS, IR e COFINS), além do cadastro simplificado.
De acordo com a categoria tributária da qual faz parte (Simples Nacional), o seu faturamento anual poderá chegar até 60 mil reais e está autorizado a ter em sua empresa apenas um funcionário.
Empreendedores franqueados
Nem todo empreendedor tem o sonho de criar um negócio e passar por todas as suas fases de adaptação para, só então, alcançar o lucro e sucesso. E é assim que muitos têm o sonho de se tornar franquias de empresas já estabelecidas e consolidadas perante o seu público-alvo.
Ser um empreendedor franqueado é uma boa forma de evitar os riscos de um mercado instável e que vem passando por uma crise financeira.
Desse modo, você receberá o suporte de treinamento de funcionários, controle do padrão de qualidade, bem como jogadas de marketing de uma empresa que já passou e superou seus primeiros anos difíceis.
Como exemplo, imagine um empresário do ramo alimentício que deseja ter um negócio com a venda de cafés. Ele poderá criar a própria marca ou se tornar um franqueado das grandes cafeterias, como a Starbucks, Café do Ponto, Rei do Mate, Fran’s Café, etc.
Como nem tudo são flores, o investimento inicial para esses empreendedores costuma ser um pouco mais elevado do que para os demais, e nem sempre adquirir uma franquia de nome reconhecido será um processo fácil.
Empreendedor social
Quando se pensa no ato de empreendedorismo, a palavra que geralmente o acompanha é lucro. Ocorre que em casos como o do empreendedor social o lucro não será o principal objetivo do negócio.
O empreendedor social deseja mudar o cenário a sua volta, melhorando a vida da sociedade, como um todo, por meio da criação de ONGs, projetos e movimentos sociais, sendo o lucro apenas uma consequência da sua atuação.
Empreendedor digital
O empreendedor digital é a figura que vem conquistando o mercado moderno. Pensando nisso, são criados diversos cursos para ensinar aqueles que desejam ser donos do próprio negócio, mas que não sabem como dar o ponto de partida.
Lojas on-line e que oferecem seus produtos e serviços por meio de mídias sociais, como Instagram e Facebook, vêm obtendo grande destaque atualmente, ante o pequeno investimento inicial e a menor sujeição aos riscos de quebra.
Além disso, o Instagram vem se tornando um poderoso veículo de marketing, em que seus consumidores recebem as novidades e promoções de uma infinidade de produtos diariamente. Isso pode facilitar ou não o sucesso de empreendimentos que estão começando e que, desde cedo, precisam lutar com a concorrência.
Muitas marcas, sabendo que as mídias digitais colaboram para as suas vendas e consequentes crescimento e popularidade, terminam agindo em conjunto com os chamados influenciadores digitais, pessoas que recebem, testam e divulgam produtos (fazendo disso, inclusive, uma forma de sustento).
Não somente o Instagram, mas as próprias lojas físicas disponibilizam em seus aplicativos ofertas e condições facilitadas, incentivando o consumo virtual e preparando o mercado para essa nova vertente do empreendedorismo.
Empreendedores cooperados
Como diz o ditado popular, “a união faz a força”. E é assim que os empreendedores cooperados veem e pensam o seu negócio.
Nessa forma de empreendedorismo, verifica-se a união de cooperativas que atuam em conjunto como forma de suprir pontos fracos e compartilhar pontos fortes.
Ou seja, o objetivo dos empreendedores cooperados é o crescimento e desenvolvimento em grupo.
Como fazer para ser bem sucedido?
É da natureza humana a busca pelo sucesso perante os demais. E mais importante ainda que o sucesso, propriamente dito, é o reconhecimento pela qualidade do serviço prestado ou do produto oferecido à sociedade.
Nesse contexto, uma importante dica para alcançar o sucesso é a persistência. A maioria dos grandes empreendedores não obteve aceitação ou aprovação da sua ideia no início e, se eles mesmos não acreditassem no que estavam criando, mais ninguém teria acreditado.
Negócios inovadores
Cada vez se torna mais comum o surgimento de startups, empresas que agregam ao mercado ideias inovadoras e que, se no começo podem ser tidas como arriscadas, após alguns anos se tornam grandes sucessos. Quem atua no ramo explica que a expansão para o mercado norte-americano é uma forma de se obter sucesso e crescer mais rapidamente.
Contudo, outra dica importante para o empreendedor é sentir o seu negócio e ser sensível às suas limitações iniciais. Esse foi o caso da startup brasileira 99 Taxis, que, não tendo condições e suporte financeiro para sair do território brasileiro, fez seu investimento primeiramente no estado de São Paulo, conquistando seus usuários e fidelizando os seus clientes.
Embora sejam muitos desafios enfrentados, ser empreendedor também garante muitas vantagens. Você será dono do seu próprio negócio, poderá aplicar as mudanças que entender necessárias, será o responsável pelo seu horário e terá novos desafios a cada passo da sua jornada.
Chegamos ao final deste artigo e agora você já sabe o que faz o empreendedor alcançar seus sonhos e sucesso na esfera profissional. Ficou com alguma dúvida? Não perca tempo e entre em contato conosco!