O que é e para que serve o extrato bancário?
O extrato bancário é um documento que contém todas as informações sobre o movimento da conta bancária. Nos dias atuais, é extremamente fácil conferir o extrato, já que muitas pessoas utilizam os aplicativos dos bancos, nos quais se pode ter acesso ao extrato de 2 dias, 5 dias, 30 dias ou, até mesmo, de meses anteriores.
As informações costumam ser simplificadas, mas, por conta da presença de muitos códigos e letras, é preciso saber o que cada um significa para interpretar corretamente o extrato bancário e, dessa forma, usar a conta corrente ou poupança da melhor maneira possível.
Entendendo o extrato bancário
Em um extrato bancário, seja ele físico – enviado aos correntistas pelo Correio – ou digital, é possível ter acesso a toda a movimentação da conta do usuário. Nele, constam todas as operações realizadas num mês, desde compras no crédito ou no débito, transferências bancárias, saques feitos com o cartão de débito, cobranças de tarifas bancárias, entre outras.
Tirando um extrato detalhado de sua conta, você pode saber os valores específicos de cada transação. Mas, para isso, é preciso saber o que cada elemento desse documento significa. A seguir, confira algumas das principais siglas que geralmente estão presentes em um extrato bancário e saiba como interpretá-las:
C
O C significa crédito e é utilizado para determinar todas as movimentações de depósito em conta, independente da fonte. Por meio dessa letra, é possível somar e saber ao certo quanto você recebeu no mês.
D
O D significa débito e determina todos os valores que foram descontados de sua conta, seja por meio de saques, compras no cartão de débito, pagamento de contas, etc.
Datas
As datas de início e de final dos lançamentos também estão presentes no extrato. Por meio dessa marcação é possível saber qual foi o dia de cada movimentação e, em muitos extratos bancários, também é possível saber o horário em que foram feitas as transações.
CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo)
Esse cadastro é mantido pelo Banco do Brasil e contém informações referentes à emissão de cheques sem fundos.
Cheque prescrito
Nesse tipo de cheque, o beneficiário perde o direto de execução, já que o documento foi apresentado após o prazo de prescrição. Para reaver o valor, o usuário deve entrar com uma ação na Justiça.
Você entendeu melhor para que serve o extrato bancário? Então, comece a usar esse documento a seu favor. Uma dica interessante é identificar todas as tarifas cobradas por seu banco e negociar descontos ou cancelar serviços que não lhe interessam – mas que vêm cobrados todos os meses no seu extrato.
Depois, crie uma planilha para planejar seus futuros lançamentos, colocando em pauta todos os créditos e débitos, com as respectivas datas de entrada e saída. Assim, é possível poupar dinheiro para futuros investimentos.
Agora que você sabe a importância de conhecer os detalhes do seu extrato bancário, compartilhe este artigo nas redes sociais! Também acesse o nosso site e confira mais conteúdos sobre educação financeira.