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Carreira

Passo a passo para abrir o próprio negócio começando do zero

julho de 2018


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Tempo aproximado
de leitura:
7 min



Empreender é o verbo da vez. Cada vez mais pessoas desejam abrir o próprio negócio começando do zero.

A resposta para essa busca pelo empreendedorismo pode estar na assustadora taxa de desemprego, que no ano de 2017 fechou em 12,7%. Mas, é fato que essa procura tem também a ver com o espírito de empreendedor que a pessoa tem.

É verdade, ainda, que essa empreitada pode ser arriscada, especialmente se você não seguir um passo a passo para abrir seu negócio.

Calma, nesse artigo, você irá encontrar dicas valiosas para começar seu negócio do zero.

O ideal é colocar no papel a sua ideia e os investimentos necessários antes da formalização do seu modelo de negócios.

Como escolher o tipo de negócio?

Para quem deseja empreender, são múltiplos os fatores a considerar, como qual tipo de negócio você deseja, como é esse mercado, quem pode ser seu público e o que você vai entregar para ele em termos de produtos ou serviços. Tudo isso precisa ser avaliado antes de se pensar em colocar em prática o que, a princípio, é só um desejo.

Os empreendedores mais bem-sucedidos garantem também que é preciso definir os valores que você deseja ver concretizados em seu negócio e, assim, formular uma missão. Em outras palavras, o que de valor você quer entregar?

Uma atividade bastante prática e que funciona é colocar no papel os seus valores, os seus prováveis clientes e a projeção dos processos do negócio, ou seja, como, concretamente, o seu negócio vai funcionar.

Outro ponto a ser definido será a missão do seu negócio, que nada mais é do que a razão dele existir. Defina também a visão, que é o detalhamento da razão, e depois defina os valores nos quais seu negócio estará estruturado.

É necessário, ainda, ter em mente como o negócio vai funcionar em longo prazo e como você deseja que o negócio seja visto pelos demais.

Você também precisará saber mais sobre as suas habilidades. Na maioria das vezes, os empreendedores iniciam seus negócios a partir de ideias modificadas e melhoradas dos seus empregos ou experiências anteriores.

O que você faz melhor do que seus colegas, por exemplo? Certamente, você já ouviu elogios sobre algum serviço realizado ou sobre algum produto que soube vender bem. Essa é uma maneira eficaz de começar a definir qual será seu tipo de negócio.

Depois de definido isso, será preciso mergulhar mais fundo no mercado que você quer atuar e partir para a guerra.

Para isso, discuta suas ideias com parceiros e possíveis clientes e fornecedores, ou, até mesmo, com instituições que fomentam o empreendedorismo.

Alguns autores e empreendedores enxergam o ato de empreender como uma batalha, na qual se exige disciplina e preparação diária.

Não tenha medo

O planejamento de negócios pode parecer complexo, já que, por vezes, é um processo linear rígido, que precisa ser definido. Eis, aqui, a razão pela qual o empreendedorismo é considerado uma batalha e causa pânico em muita gente quem começa a seguir por esse caminho.

O medo de empreender representa, na verdade, o medo do futuro, do que vem pela frente, das incertezas. Uma vez que você aprende a lidar com esses medos, desenvolve uma capacidade de fazer escolhas maduras, com prioridade para a identificação de gostos e interesses.

Para evitar o medo da batalha, empreendedores de sucesso afirmam que basta ter segurança naquilo que se faz.

Para se sentir mais seguro, é interessante pesquisar mais para desenvolver a ideia e descobrir, inclusive, se há no mercado uma demanda real do que você quer oferecer. De nada adiantará se esforçar, criar uma empresa e descobrir só depois que não tem para quem vender seu produto ou serviço.

Mas, lembre-se de que o processo de refinamento das ideias de negócios é constante. Os empreendedores estão sempre prontos para avaliar constantemente a viabilidade e a lucratividade dos seus processos e suas operações em relação às mudanças do mercado e da economia.

As instituições de apoio ao empreendedor não se cansam de compartilhar informações sobre os modelos testados e utilizados por grandes líderes. Funil de ideias, técnicas de geração de ideias, mapa mental para empreendedores e outras mais são algumas das ferramentas que auxiliam na hora de colocar as ideias no papel.

Um funil de ideias planejadas, por exemplo, é um passo a passo do negócio,que permitirá que você pare, analise, ajuste ou não seu foco, e continue.

Esse tipo de ação ajudará você a conhecer cada vez melhor seu negócio e a não perder tempo com ideias que parecem boas, mas, na prática, acabam por não funcionar. Você conseguirá rapidamente observar os resultados e ajustar as ideias, se for o caso, para investir com maiores chances de acertar no alvo desejado.

Mas, preste atenção, é necessário executar o plano de uma forma disciplinada, porque não adianta ter ideias maravilhosas se você não sabe como materializá-las. A proposta aqui é realmente colocar a mão na massa e mergulhar fundo nas ações.

Fique atento também à sua sensibilidade e intuição. Como dizia Steve Jobs, “é muito difícil fazer o design de um produto a partir do que muitas pessoas dizem. Muitas vezes, elas não sabem o que querem até que você mostre a elas”. Então, não tenha medo de ousar e fazer testes com seus possíveis clientes.

É importante ficar atento aos gostos e interesses do público-alvo para oferecer uma solução realmente relevante para ele.

Como conseguir dinheiro para abrir um novo negócio?

Você já iniciou sua batalha. Identificou sua clientela, verificou a demanda para o seu produto ou serviço, compreendeu a ligação entre sua visão de negócios e as expectativas do seu cliente e projetou os processos. O que falta agora? O capital inicial.

Abrir uma empresa demanda investimento. O capital inicial, porém, nem sempre depende do empreendedor. A taxa de juros de mercado e o preço esperado de venda do produto são, por exemplo, dados importantes para as decisões de investimento.

Quando elaborar o plano operacional mais detalhado da sua empresa, identificará as áreas nas quais precisará de fornecedores e recursos externos para fazer seu produto ou serviço chegar ao cliente.

Com o rápido avanço tecnológico, a ideia que se tem é a de que se intensificam as exigências de fabulosos investimentos na produção e pouco investimento em trabalho.  Independentemente do foco do investimento, nem sempre o investimento precisa ser em grande volume.

Para você ter uma ideia, um bom exemplo de empreendedorismo sem muitos investimentos vem do setor de educação.

Carlos Wizard, responsável pela fundação da escola de idiomas Wizard, do atual Grupo Multi, não tinha riqueza de berço e nem contava com grandes investimentos iniciais. A herança do empresário era sua experiência de vida.

Ele aprendeu a falar inglês na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como igreja Mórmon, e a partir dessa oportunidade criou a maior rede de escola de idiomas do Brasil.

Como você pode ver, há maneiras de se começar o negócio, o importante é saber otimizar.

Caso você não tenha o capital inicial, você pode emprestar dinheiro com algum familiar ou com amigos, ou, ainda, caso não queira começar dessa maneira, pode buscar empréstimo com uma instituição financeira de sua confiança para dar o pontapé inicial.

Aumentou no Brasil a concessão de empréstimos na internet. Há, inclusive, sites que oferecem crédito a juros menores justamente porque têm baixo custo de operação.

Empréstimo é com a Rebel

O grande esforço pessoal leva o empreendedor ao sucesso. Mas, aquele que deseja acelerar o processo de abertura e crescimento da sua empresa pode contar com a ajuda de empréstimos financeiros.

A Rebel, por exemplo, empresa de empréstimo pessoal seguro, oferece taxas a partir de 2.9% ao mês, e o processo de contratação é online. Na Rebel, também não há cobrança de pagamentos antecipados ou taxas.

Atenção com o seu capital de giro

Um estudo do Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de 2007 mostrou que a gestão inadequada do capital de giro foi apontada como o principal motivo para o fechamento de empresas de micro e pequeno porte no Brasil.

A fragilidade dos registros contábeis e, também, do nível de controle gerencial das empresas estão entre as explicações mais plausíveis para esse resultado.

É fundamental que empreendedores aprimorem a gestão financeira com objetivo de garantir a longevidade aos seus negócios.

Para que o gestor de capital de giro tenha êxito, é crucial que haja sempre a estratégia de recuperação de lucratividade da empresa e as recomposições de seu fluxo de caixa, para que os negócios consigam chegar à fase de maturidade.

Resolvendo as questões burocráticas

Existem outros assuntos a serem resolvidos na hora de abrir um negócio, como as burocracias e os impostos decorrentes.

O primeiro passo é realizar o registro na Junta Comercial da sua cidade para registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados. Será necessário obter o chamado NIRE.

Em seguida, com o NIRE nas mãos, o empreendedor deverá realizar a inscrição do CNPJ da empresa. Ao realizar a inscrição do CNPJ, ele inscreve sua empresa na Receita Federal.

Após a inscrição do CNPJ, que significa Certificado Nacional para Pessoa Jurídica, o empreendedor deverá ir até a prefeitura para obter a liberação de funcionamento da empresa.

O passo seguinte é a inscrição estadual da empresa na Secretaria de Fazenda Estadual. Outro registro deverá ser feito, mas, dessa vez, na Previdência Social.

A burocracia toma tempo, mas é primordial operar dentro da legalidade, assim você evitará dor de cabeça desnecessária.

Você deseja abrir sua empresa? Conte aqui nos comentários qual sua maior dificuldade em concretizar seu negócio até aqui e continue seguindo nossas publicações, para ficar por dentro do mercado financeiro.



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