Pontos do cartão de crédito: saiba como usar

By:

O uso do cartão de crédito já é uma realidade inegável na vida do brasileiro. E se, além de realizar compras com ele, for possível acumular pontos que garantem descontos e trocas por produtos, melhor ainda. A questão é que nem todo mundo sabe como usar os pontos do cartão de crédito e acaba jogando dinheiro fora.

Saiba agora o que são esses pontos, de que forma você pode acumular uma boa quantidade, como resgatar e não perder nenhuma vantagem.

O que são os pontos do cartão de crédito?

Figura 1. Acumular pontos no cartão de crédito é uma alternativa para adquirir produtos e serviços Fonte: Exame AbrilA grande maioria das empresas de cartão de crédito possui um sistema de acúmulo de pontos. Funciona da seguinte forma: quanto mais você usa o seu cartão para fazer pagamentos ou realizar compras, mais pontos você acumula.

As regras podem variar de uma empresa para outra, por isso, é importante checar direitinho com a sua operadora de cartão ou com o banco e tirar todas as suas dúvidas. A quantidade de pontos ganhos pode ser maior ou menor, de acordo com o valor da sua compra.

Por exemplo: você pode ganhar 1 ponto a cada R$ 2,00 gastos pelo cartão de crédito. Estes valores não são fixos, variando de acordo com o regulamento de cada instituição.

Há ainda o sistema de parcerias das instituições financeiras com outros estabelecimentos, como postos de combustíveis e livrarias. Ao comprar nestes lugares com o cartão específico, você pode ganhar ponto em dobro ou participar do programa de fidelidade da loja – o que também sugere oportunidade dupla para trocar o que foi acumulado.

Mas, por que existe esse programa de acúmulo de pontos? A resposta é simples. As empresas encontraram nesta prática uma oportunidade de estimular o consumo do cliente.  Interessado em resgatar um prêmio, ele irá usar o cartão mais vezes ao realizar suas compras.

Além disso, o sistema de pontos é uma maneira de tornar o cliente um consumidor fiel. Por isso, ele também é chamado de programa de fidelidade. Diante da oportunidade de obter uma vantagem fazendo o uso de um determinado cartão, o consumidor acaba cedendo ao incentivo.

Um dos programas de acúmulo de pontos é a DOTZ. Depois de fazer um cadastro, é preciso realizar compras nas lojas parceiras listadas na página do programa. O valor gasto é convertido em pontos e podem ser trocados por produtos diversos.

A DOTZ também tem o Banco do Brasil como parceiro. Ao usar o cartão de crédito deste banco, automaticamente, seus pontos acumulam. Quem já tem o cartão e o cadastro na DOTZ deve ainda autorizar a conversão automática dos pontos.

Como usar esses pontos?

Figura 2. Para não perder os pontos acumulados, é preciso monitorá-los constantemente Fonte: Catraca Livre

Mas, então, o que acontece depois que você acumula uma quantidade x de pontos? É simples, basta trocá-los pelo produto desejado, desde que ele esteja disponível pela quantidade de pontos que você acumulou.

Suponha que você tenha 10 mil pontos acumulados. Entre os produtos disponíveis no catálogo de troca está uma viagem que custa cerca de 8 mil pontos. Se ficar interessado, basta solicitar a troca.

No geral, a troca de pontos por produtos é algo simples. Ela pode ser feita pela internet, dentro da página específica do programa. Você recebe todas as orientações na página ou por e-mail, além dos comprovantes e relatórios da transação.

Veja o que você pode resgatar através de pontos acumulados no cartão de crédito: diárias em hotéis, bilhetes de viagem, roupas, assinaturas de revistas, equipamentos eletrônicos, utilidades domésticas, descontos em novas compras, almoços ou jantares e muito mais.

Para saber de todas as opções de troca, você deve consultar a página do seu cartão, do banco ou do programa de fidelidade do qual faz parte.

Usar os pontos acumulados para adquirir objetos ou bilhetes de viagem é a prática mais comum entre os consumidores, mas o pagamento de contas também é uma alternativa bastante interessante.

Na DOTZ, por exemplo, isso é perfeitamente possível. Você consegue, inclusive, fazer uma simulação de valores. De acordo com o valor da conta que deseja pagar, você sabe a quantidade de pontos que precisa acumular para liquidar o boleto.

Outra forma de usar os pontos do cartão de crédito é fazendo doações. Você escolhe a instituição que deseja ajudar e destina para ela os seus pontos acumulados.

Se você não tiver interesse por nenhum dos produtos disponíveis pela sua operadora, basta solicitar a transferência de pontos para outros programas similares. O Multiplus e o Smiles são exemplos de empresas que aceitam esta movimentação.

Monitore os pontos do seu cartão de crédito

Muita gente acaba não usando corretamente os pontos do cartão de crédito simplesmente por não saber como tudo funciona. Algumas pessoas nem sabem que o cartão delas oferece esta opção. E, em alguns casos, os pontos se perdem simplesmente porque vencem.

Por isso, é muito importante fazer o acompanhamento dos pontos acumulados. Descubra se o seu cartão oferece algum programa deste tipo, faça o seu cadastro e verifique se já possui alguma quantidade de pontos no seu histórico.

Confira atentamente o regulamento para verificar todos os produtos e serviços disponíveis pelos quais você poderá trocar seus pontos futuramente. Veja também o que fazer para acumular mais pontos e aumentar seu poder de troca.

Depois disso, realize o monitoramento destes pontos, dando atenção especial à data de expiração deles, ou seja, a data de vencimento. Geralmente, os pontos têm validade de 1 a 3 anos. Faça o possível para não perder o prazo.

Se isso acontecer, você está realmente jogando dinheiro fora, afinal, poderia ter feito uma viagem, adquirido um objeto ou até ter quitado uma conta e não o fez, tendo que desembolsar um valor em dinheiro para realizar tal transação.

Mas, será que vale a pena apostar no sistema de pontos? A resposta vai variar de acordo com o uso que você faz do seu cartão de crédito. Se você tem o hábito de utilizá-lo para realizar compras mensais e de grandes valores e não precisa pagar nada mais para acumular pontos, pode ser, sim, uma alternativa interessante.

Você só precisa ficar atento e perceber se não está gastando demais no cartão de crédito, e ficando endividado, apenas com a intenção de ganhar muitos pontos e trocar por determinado produto. Neste caso, vale analisar se não é muito mais vantajoso poupar e comprar o que deseja.

O mesmo acontece quando você for resgatar seus pontos.  Antes de efetivar a troca pelo serviço ou item que escolheu, procure saber quanto ele está custando no mercado convencional. E, então, avalie se vale a pena trocar os pontos por este produto ou se é mais vantajoso e barato comprar com dinheiro em espécie e deixar os pontos para outra ocasião.

Agora que você já sabe como usar os pontos do seu cartão de crédito e também a importância de monitorá-los corretamente, não corre mais o risco de perder todas as vantagens disponíveis neste processo. Basta começar a trocar! Tem alguma dúvida ou comentário? Escreva abaixo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *