close

Grana

Como sair definitivamente das dívidas e começar a juntar dinheiro?

abril de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
7 min



O cenário de crise no país tem gerado um endividamento enorme. E muitos cidadãos ficam sem saber como sair definitivamente das dívidas e muito menos como começar a juntar dinheiro nessa situação. Com dificuldade de adequação à nova realidade, muitos passaram a optar por buscar linhas de crédito e empréstimos, e acabaram por se endividar.

Algumas dessas linhas de crédito são verdadeiras armadilhas, como é o caso do cartão de crédito e do cheque especial, devido aos seus altos juros.

Hoje, sair do vermelho é mais do que uma necessidade, até porque quanto mais dívidas você tem, maior se torna a bola de neve e mais difícil será passar por períodos de maior instabilidade.

Mesmo para aqueles que ganham pouco, abrir mão daquilo que não é uma grande necessidade é uma das formas de sobreviver nesse período conturbado. Além disso, buscar novas formas de renda também pode dar uma sobrevida para a pessoa, que pode, dessa forma, até limpar o nome do SPC ou SERASA.

O fato é que para sair das dívidas, é necessário um planejamento, e se ele for bem executado é possível não só pagar as dívidas como limpar o nome, mesmo que você tenha uma renda reduzida.

Mas, qual seria a melhor forma? Como sair das dívidas? E como começar a juntar dinheiro? Veja algumas dicas agora.

As dívidas são um grande problema hoje para muitos brasileiros, mas com disciplina e dedicação elas podem ser quitadas.

Como sair definitivamente das dívidas e começar a juntar dinheiro?

Para sair da dívida, primeiramente você precisa conseguir uma forma de equilibrar suas contas. É preciso ter em mente alguns pontos:

  1. Conseguir uma prosperidade futura;
  2. Garantir que a dívida não cresça;
  3. Conseguir saldar todas as suas dívidas.

Além disso, você precisa focar em uma receita de sucesso:

  • Poupar, ao menos, 10% dos seus ganhos;
  • 70% (no máximo) é o que você deve alocar para a sua manutenção;
  • 20% (no mínimo) é o que você deve usar para pagar suas dívidas.

A realidade da equação mostrada acima é bem clara: não gaste mais do que você ganha. Se você levar isso bem a sério, dificilmente não conseguirá seus objetivos.

A dica curinga aqui é que você fique sempre de olho nos seus gastos e perceba quais são os itens essenciais e os supérfluos, aqueles que você pode tirar imediatamente da sua lista.

Para saber exatamente como está sua vida financeira, coloque no papel as suas dívidas, o valor de cada uma e a natureza delas.

Tenha em mente o quanto você está devendo

Se por um acaso alguém perguntasse para você qual o valor da sua dívida, você saberia responder com total certeza quanto deve? Ter em mente o real valor de sua dívida é uma das peças fundamentais para que o seu financeiro se mantenha sempre saudável. Esse é um passo importante para sair das dívidas.

Mas, como que você pode fazer para descobrir quanto deve? A forma mais simples para enxergar suas dívidas é fazer uma planilha de orçamento.

Lembre-se de colocar tudo, inclusive quanto tempo essas dívidas estão ativas (conte também o período que elas ainda estarão ativas, como no caso de parcelamentos), qual a natureza dessas dívidas (essenciais, sazonais, eventuais, etc.) e o valor exato de cada uma.

Se por um acaso essas dívidas estiverem com juros, lembre-se de contabilizar esse valor, pois ele impactará no seu orçamento. Mas, não se fixe somente nas dívidas. Experimente colocar todas as entradas e saídas de dinheiro, porque isso facilitará ainda mais o seu controle.

Faça desafios pessoais

Uma das melhores ideias é estabelecer metas sobre sua própria economia mensal. Faça desafios para aumentar a quantidade de dinheiro alocado para o pagamento de suas dívidas. No exemplo citado acima, é recomendado separar 20% do seu orçamento para suas dívidas, entretanto, qualquer valor a mais, que você conseguir, será um ganho futuro.

Mas, você pode ir além nesse jogo. Após o pagamento de suas dívidas, tente manter a disciplina e transforme esse dinheiro, que servia para pagar dívida, em investimento, seja na poupança, títulos, entre outros.

Aproveite e tente negociar as suas dívidas

Em muitos casos, pode acontecer de você se preparar para o pagamento de suas dívidas, mas a quantia referente aos 20% alocados para isso pode não ser suficiente para amortizá-la, ou, para piorar, pode não dar nem para pagar os juros.

Nesse momento, você precisa começar a agir. Uma vez que tem suas dívidas anotadas em um papel, é possível se dirigir aos credores e mostrar sua proposta de pagamento. Em muitos casos, ao mostrar determinação em sair das dívidas, será possível conseguir descontos bem melhores e que se enquadrem no montante possível de ser pago.

Mostrar ao credor que você quer pagar suas dívidas pode gerar uma boa negociação.

Consolidar as suas dívidas

Talvez a palavra consolidar não seja comum no vocabulário das pessoas quando o assunto é finanças, até porque no dicionário essa palavra aparece como fortalecer, solidificar, endurecer. Entretanto, ela também tem outro significado, que se encaixa muito bem no contexto de dívida, que é estabilizar.

Já imaginou trocar todas as suas dívidas com diferentes credores e ficar com apenas um empréstimo? Essa também é uma saída a ser estudada. Pode ser interessante para seu perfil ter apenas uma dívida, mesmo que no início o valor inicial seja igual, porque, na realidade, você paga apenas uma vez, com um único juro sobre o valor.

Para melhorar o fato de ter um único juro, ainda pode haver uma redução da taxa. Por exemplo: os juros do cartão de crédito são extremamente altos, mas, ao consolidar a sua dívida, você trocará esse juro por outro mais baixo, o que irá auxiliar no controle de sua dívida.

E, no final, ainda é possível negociar parcelas menores, que podem se encaixar perfeitamente ao orçamento disponibilizado para o pagamento de suas dívidas.

Em resumo, pode ser uma boa alternativa fazer um empréstimo para sanar as suas dívidas, mesmo que aparentemente no início não seja possível ver uma grande diferença, mas, conforme a amortização, você poderá perceber vantagens.

Aqui, é importante destacar que, ao tomar um empréstimo, você deve ficar de olho nas taxas de juros, no CET e nas condições de pagamento das parcelas mensais, porque tudo isso fará diferença.

Dívidas com juros mais altos devem ser pagas primeiro

Se a proposta de pegar um empréstimo não for a sua opção no momento, mas você quer sair das dívidas, terá que fazer um estudo para saber quais delas consomem mais seu orçamento, pois essas devem ser quitadas o quanto antes.

Para definir qual pagará primeiro, recorra à sua lista. Faça um ranking delas por valor dos juros. Além disso, experimente colocar ao lado de cada dívida uma frase motivadora. Ao ler, você terá sua motivação renovada.

Os juros são verdadeiros vilões do orçamento, então, prefira pagar as dívidas com juros mais altos.

Mude os seus hábitos de consumo

Você pode nem notar, mas aqueles itens que acha indispensáveis para sua vida podem consumir boa parte do seu orçamento e nem serem tão importantes assim. Por exemplo: que tal a academia que você paga, mas vai eventualmente? Ou a TV a cabo que você assiste apenas um ou dois canais? Pense bem: como sair das dívidas se você gasta com o que nem usa muito? Por mais que pareça difícil, tudo é uma questão de escolha.

Abrir mão de alguns itens enquanto tem um problema e quer se livrar dele pode ser a escolha mais sensata nesse momento. Depois que conseguir se estabilizar, você poderá voltar a ter os itens que riscou da sua lista, caso queira e precise mesmo daquilo de volta em sua vida.

Dentre os hábitos que mais consomem uma fatia do seu orçamento está o de comer fora de casa. Para não cair na tentação nesse período que você deseja pagar suas dívidas, faça um exercício: veja o valor do quilo do arroz, do peito de frango e de umas verdurinhas, e depois compare com aquele restaurante que você gosta de ir para comer seu franguinho grelhado, por exemplo.

Ao fazer a comparação, poderá tomar consciência de que gastar no restaurante agora irá atrapalhar seus objetivos. Quem quer pagar as dívidas, pensa nisso e faz de tudo para cortar gastos, nem que para isso deixe de frequentar lugares durante esse processo temporário.

Pense sempre da seguinte maneira: quanto mais rápido eu me livrar da dívida, mais rápido posso voltar a usufruir de certos luxos.

Tenha total controle do seu orçamento

Controlar os gastos é outra ação crucial para quem quer pagar suas dívidas. Tenha sempre em mente onde estão as suas principais despesas. Observe, claramente, quais são as suas prioridades na hora em que for gastar.

Fazer compras por impulso é uma das piores ideias que uma pessoa endividada pode ter. Sempre pesquise bastante sobre o que quer comprar, além de observar se o item é mesmo necessário para a sua vida nesse momento.

Por fim, de qualquer forma, tenha uma reserva de dinheiro para essas situações. Ao fazer isso, você não precisará recorrer a outras alternativas, que geralmente ficam mais caras. Dessa maneira, você conseguirá manter seu orçamento dentro do planejado.

Não saia com o cartão de crédito

Se você quer aprender como sair das dívidas, comece por deixar o seu cartão de crédito em casa. Ao fazer isso, não cairá na tentação de agir por impulso e comprar o que não é necessário agora. Evite dívidas que serão jogadas para o próximo mês e que poderão comprometer ainda mais seu orçamento.

É claro que existem muitas vantagens na utilização do cartão de crédito, mas é preciso saber usar da forma correta, caso contrário ele poderá ser um vilão para você.

Tire um tempo para aprender sobre investimentos

Diferente do que muitas pessoas imaginam, investir está bem longe de ser um bicho de sete cabeças. É só lembrar que se seu dinheiro for alocado no local certo, ele irá render cada vez mais, e isso ajudará no aumento do seu orçamento.

Aproveite esse período também para aprender. Fortaleça o foco em seu objetivo com informações sobre como sair das dívidas, como começar a juntar dinheiro, como fazer empréstimo com juros menores, etc. Dessa forma, você saberá, cada vez mais, como aumentar o seu orçamento e, consequentemente, o seu patrimônio.

Como você viu, eliminar as dívidas passa pelo seu comprometimento em conseguir esse objetivo. Pode parecer difícil, mas se você decidir começar agora, em breve, poderá estar livre das dívidas e ainda com um dinheiro investido. Bom, né?

Você já conseguiu sair das dívidas e juntar dinheiro? Aproveite para compartilhar suas experiências. Deixe seu comentário abaixo.



Leia mais

Grana
timer 8 min

Empréstimo ou financiamento: qual a diferença? E a melhor escolha?

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Como funciona o cadastro positivo e por que você deve ter um?

fevereiro de 2018
Grana
timer 3 min

O que são juros e quais os principais tipos praticados no mercado financeiro?

março de 2018