close

Grana

Entenda o que é a globalização financeira e como ela funciona

novembro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
5 min



Se você parar para pensar, tudo atualmente acontece em tempo real. Uma situação pode ter se sucedido do outro lado do mundo e, ainda assim, logo, todo o planeta está sabendo. Isso é a globalização e acontece também no mundo das finanças, sendo chamada de globalização financeira.

O mercado de ações é o lugar em que podemos enxergar melhor esse conceito, pois, apesar de os investidores levarem em conta as suas emoções, não é apenas disso que sobrevivem. Eles pesquisam e estudam como estão as empresas que desejam investir, independentemente de em que parte do mundo estejam.

Para ajudar você que deseja entender melhor o que é a globalização financeira, separamos algumas explicações, incluindo suas vantagens e consequências. Confira:

O que é a globalização financeira?

Tudo o que acontece no planeta afeta os negócios de determinado país. Esse é um dos efeitos da globalização financeira. Fonte da imagem: notaalta.espm.br

A globalização financeira se trata da integração dos sistemas financeiros nacionais e internacionais, do aumento da concorrência no mercado de capitais e de tudo o que pode, de alguma forma, interferir na compra ou venda de ações.

Então, pode-se dizer que o termo está ligado à interligação dos mercados financeiros nacionais e internacionais, criando um mercado financeiro global. O que significa dizer que qualquer situação que acontece em qualquer parte do mundo pode afetar uma empresa brasileira, por exemplo.

As principais características da globalização financeira são:

  • Desregulação da atividade econômica
  • Redução de intermediários
  • Descompartimentação dos mercados

Envolve uma maior proximidade com o cliente final e tem na internet seu principal facilitador. Por exemplo, uma pessoa no Brasil pode comprar ações ou encomendar matéria-prima de qualquer outro país.

O conceito surgiu nos Estados Unidos, na década de 80, quando houve a integração das relações econômicas e financeiras a nível mundial.

Como funciona?

A globalização financeira ocorre a cada vez que é feita alguma ação dentro do mercado financeiro mundial. Mercado de ações, mercado de câmbio, mercado de commodities e o mercado de matérias-primas são exemplos de mercados que estão dentro do mercado financeiro mundial.

Quando ocorre a compra e venda de ações, de matéria-prima, de commodities ou troca de moeda já está acontecendo a globalização dentro do cenário econômico-financeiro. E todas essas situações podem ser feitas diretamente pela internet. Uma compra em dólares, por exemplo, não demanda que a pessoa esteja, necessariamente, nos Estados Unidos.

Deve-se levar em conta que, como o foco é  globalização, esses mercados não são afetados apenas pelas ações tomadas por quem participa deles.

No caso da compra e a venda, uma perda de safra, em função do mau tempo, um acidente ou uma crise econômica em determinado país podem causar variação de preços. E isso faz com que as pessoas movimentem o mercado financeiro global, comprando  e vendendo.

Quais são suas vantagens e consequências?

Existe um lado bom e um ruim na existência de um mercado financeiro mundial. Fonte da imagem: Dicas Arquitetura.

Como em qualquer situação, a globalização financeira conta também com vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta. Antes de tomar alguma decisão relativa ao mercado financeiro global, é interessante pesar prós e contas e verificar se é um bom momento para investimentos.

Conheça agora as principais vantagens e desvantagens deste termo:

Vantagens

Os pontos positivos são observados mais rapidamente e fazem com que muitas pessoas coloquem as emoções em primeiro lugar, na hora de tomar uma decisão. Entre as vantagens da globalização financeira podem ser citadas:

  • Facilidade no financiamento de déficits fiscais

Aqui há a venda de títulos do governo como exemplo. O Estado deixa de depender apenas do dinheiro público e tem mais capital disponível para resolver determinadas dividas.

  • Mais eficiência no gerenciamento de riscos

Há mais disponibilidade de instrumentos financeiros no mercado. Você não conta apenas com aquilo que está dentro do seu país, mas com o mundo todo. Desta forma, as empresas e o governo lidam com riscos financeiros de forma mais eficiente.

  • Investimentos mais efetivos

Os recursos passam a ser direcionados para oportunidades que são realmente produtivas, independentemente de estarem dentro do país ou não. Você não fica preso à situação financeira do lugar em que vive e pode apostar em investimentos que rendem mais, em qualquer lugar do mundo.

  • Disponibilidade maior de poupança

Como o mercado financeiro tende a se tornar mais atrativo, é natural que haja maior disponibilidade de poupança. A consequência disso é o aumento do crescimento econômico de determinado país. Está ligada também ao envelhecimento da população, que poupa dinheiro e deseja investir em algo.

Consequências

Apesar de apresentar pontos positivos bastante atrativos, a globalização financeira também tem o seu lado negativo. Entre suas consequências, podem ser citadas:

  • Maior instabilidade na economia mundial

Como tudo ocorre a nível global, as crises deixaram de ser restritas a uma única região e afetam todo o planeta. Queda da bolsa, crises cambiais e crises bancárias resultam em crises financeiras graves e que ocorrem de forma frequente.

  • Impacto sobre a taxa de câmbio

O aumento da taxa de câmbio está ligado a essa situação, principalmente nos países em desenvolvimento. Quando há aumento de qualquer produto do mercado financeiro global há consequente aumento no valor da moeda nacional. Altas no dólar, por exemplo, estão ligadas à globalização financeira.

O impacto é, portanto, negativo quando o dólar passa de U$ 1 – R$ 2,50 para U$ 1 – 3,95 para quem precisa comprar a moeda. A explicação é bastante simples, já que será preciso mais reais para trocar por dólares.

Agora, se há recebimento de algo em dólar e o valor dele em reais está mais alto, a situação torna-se benéfica para o investidor.

De qualquer forma, o impacto sobre a taxa de câmbio é tido como negativo, já que não há a certeza de que a moeda vai estar em alta ou baixa quando você necessitar.

  • Mudanças nas taxas de juros

Com a globalização financeira, os governos não podem mais analisar a política monetária em separado da política cambial. Isso porque ambas trabalham em conjunto e afetam as taxas de juros aplicadas no país.

Isso significa dizer que os países em desenvolvimento tendem a ser mais afetados pelas crises e mudanças nas taxas de juros.

Como é possível ver, a globalização financeira ocorre a todo momento. Com o avanço da tecnologia, não há mais como escapar dela. O que significa dizer que, antes de tomar qualquer decisão de investimento, não se pode mais analisar apenas o cenário nacional, mas sim o que está acontecendo em todo o mundo.

Para saber mais sobre globalização financeira e outros temas relacionados à economia e finanças, continue a acompanhar o blog.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Após o fim do crédito rotativo, os juros do cartão aumentaram. E agora?

setembro de 2017
Grana
timer 8 min

O que é protesto e como limpar de vez o seu nome no cartório?

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

O que é amortização e como fazer o cálculo?

março de 2018