close

Saúde & Sucesso

Home office: 5 dicas para trabalhar em casa com saúde

maio de 2020


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Não é surpresa para ninguém que a pandemia de coronavírus pegou a todos desprevenidos. Por isso, na maioria dos países, pessoas precisaram adaptar não apenas o seu dia a dia em quarentena, mas também a vida profissional. Foi para garantir que o vírus não se espalhe ainda mais que diversas empresas adotaram o home office como o modelo de trabalho durante a pandemia.

Porém, devido à mudança repentina e ao estresse de viver em um período tão conturbado, muitas pessoas estão tendo dificuldades para conseguir manter o ritmo e o foco no trabalho.

E isso é totalmente compreensível, não é mesmo? A última grande pandemia que o mundo passou — a gripe espanhola — foi há mais de 100 anos, e ninguém mais jovem do que isso estava preparado para passar por essa situação. Nem mesmo aqueles que estudam sobre o assunto.

Mas a vida e a rotina de trabalho continuam! Por isso, é preciso aprender a conviver com essa nova realidade, evitando que a sua saúde mental e produtividade sejam colocadas em risco.

Desde o começo da quarentena tenho publicado informações diariamente no meu Instagram, além de vários conselhos e receitinhas no meu canal do Youtube, para que você consiga fazer com que o seu dia a dia em casa seja mais saudável.

E aqui não seria diferente, não é mesmo? Então, para te ajudar a lidar melhor com essa fase de adaptação na vida profissional, listei 5 dicas essenciais para trabalhar em casa com saúde!

Vamos lá?

Defina o número de horas de home office

Nos primeiros dias, o home office pode ser a realização de um sonho. Afinal, você está no conforto do seu lar, sem precisar perder horas no trânsito e longe da companhia da sua família (sem contar o privilégio de não correr o risco de se contaminar e espalhar o coronavírus).

Mas trabalhar em casa pode ser tão confortável que, quando você se dá conta, já passou horas e horas a mais do que deveria em frente à tela do computador. O raciocínio é sempre o mesmo: “se eu já estou em casa, é melhor adiantar algumas coisas, certo?”

Não é bem por aí! Essa é a primeira regra que você deve cravar ao começar a fazer home office: estipule o seu horário de entrada e de saída do trabalho! A flexibilidade de trabalhar em casa pode se tornar um fardo quando não há esse controle.

Não se sobrecarregue e evite qualquer desgaste mental desnecessário!

Separe um local para trabalhar em casa

Trabalhar do sofá e da cama é realmente uma delícia, mas pode trazer malefícios para o seu corpo, além de diminuir a sua produtividade. Caso você tenha mais cômodos na sua casa, separe um para ser o seu escritório ou reserve algum canto do seu lar para que seja o seu local fixo de trabalho! Se possível, escolha um lugar arejado e com bastante claridade natural.

Agora, para se sentir mais “em casa”, decore o espaço e deixe-o a sua cara (ou com a cara do seu local de trabalho). Assim, na hora que sentar para trabalhar, você estará confortável para focar no que realmente importa.

Beba água durante o home office

Não é novidade que você deve beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Porém, com essa mudança de rotina, pode ser que seus hábitos fiquem meio bagunçados e você acabe esquecendo de se hidratar adequadamente.

Beber água durante o home office é super importante para que você mantenha o seu corpo saudável e funcionando plenamente. Ao cuidar da sua saúde física, fica mais fácil lidar com a saúde da mente.

Faça pequenas pausas

Essa pandemia fez com que todo mundo tirasse o pé do acelerador, mas também fez com que surgissem outras preocupações que não tínhamos antes. Algo normal e que pode impactar na produtividade do dia a dia.

Para amenizar esses impactos, faça pequenas pausas durante o horário de trabalho. Levante-se, ande um pouco, beba água, vá ao banheiro e alongue-se sempre que possível.

Outra dica importante para manter o foco é fazer exercícios de respiração e de meditação — no mínimo três vezes por dia. Reserve cinco minutinhos para cada pausa e dedique esse tempo para desestressar e colocar os pensamentos em ordem.

Já deu uma olhada no guia contra o estresse para enfrentar o coronavírus? Se ainda não leu, essa é uma boa hora!

Uma última dica valiosa é tentar praticar algum tipo de atividade física em casa após o expediente. Para te ajudar, fiz uma live com uma aula completa de yoga para iniciantes! Vamos tentar?

Separe a vida pessoal da vida profissional

A primeira dica foi um pequeno spoiler desse meu último conselho, porém é preciso deixar isso muito bem esclarecido: sua vida pessoal e profissional não podem se misturar.

A hora de responder o e-mail do seu chefe é uma; a hora de aproveitar a família e descansar é outra. Quando vivemos no mesmo lugar em que trabalhamos, é muito comum que esses momentos se mesclem, mas tente evitar ao máximo!

Mantendo essa separação evidente, será muito mais fácil garantir que seu home office seja produtivo e que você trabalhe em casa com saúde.

Pratique bons hábitos todos os dias

Para que você não fique ainda mais sobrecarregado, que tal implementar essas dicas aos poucos?

Em um dia você começa a se alongar antes e depois do trabalho, no outro coloca como meta beber 300ml a mais de água do que você bebe todos os dias. Quando menos esperar, você conseguirá colocar todas as dicas em prática e poderá sentir o impacto da sua produtividade no home office.

Se você precisa de um incentivo diário, saiba que estou aqui junto com a Rebel para ser a sua companhia na quarentena! No Instagram e no Youtube você encontra ainda mais conteúdos sobre saúde e finanças.

Nos vemos por lá!

Quer ter acesso ao termômetro da sua situação financeira? Então, baixe nosso app! Ele está disponível gratuitamente na Google Play e na App Store.



Leia mais

Saúde & Sucesso
timer 3 min

Antes de contar calorias, leia isso

dezembro de 2019
Saúde & Sucesso
timer 3 min

5 emoções que interferem nas suas finanças

abril de 2021
Saúde & Sucesso
timer 2 min

Posso ficar doente ao não fazer exercício físico?

dezembro de 2019