I couldn’t help but wonder (Eu não pude deixar de imaginar), diria a personagem Samantha (Sarah Jessica Parker), de Sex and the City, ao sentar próximo da janela do apartamento dela, saboreando um belo Chardonnay, enquanto pensa nas muitas histórias que Netflix conta, mas sem levar às telas a própria história da companhia, a qual daria uma produção muito interessante.
Os milestones (pontos mais significativos) que considero na trajetória da Netflix são:
Acertar o timing
A distribuição de DVDs coincidiu com a popularização dos dvd players, enquanto a concorrência não acompanhou. Além disso, o desenvolvimento do streaming aconteceu em uma época que de fato, uma boa parte dos assinantes tinham internet boa o suficiente para consumir filmes e séries. Neste caso, parece mais sorte do que planejamento mesmo… Eu diria, talvez, um pouco de sorte com sensibilidade de timing junto à adaptação constante das prioridades identificadas como “GEM” (Growth, Engagement, Monetization).
Por exemplo: a métrica de (G) indica crescimento de 20% de assinantes por ano na plataforma, enquanto a monetização (M) é LTV USD 290 e o (E) engajamento representa apenas 2% de cancelamento.
Concorrência
A Netflix poderia ter se sujeitado aos preços dos estúdios, porém, decidiu bater de frente em nível de produção também. Eis que, agora, os estúdios concorrentes também desenvolveram suas próprias plataformas de streaming, ou seja, Netflix will need a bigger boat. Quem sobreviverá às práticas do oceano azul da norte-americana Renée Mauborgne e do coreano W. Chan Kim?
O jeito Netflix de ser
O modelo de negócios em constante adaptação aos desafios demonstra a capacidade de priorizar sem comprometer a sustentabilidade da companhia. E não necessariamente de se comprometer a um plano de negócios pré-definido o qual não faria mais sentido a longo prazo. Isto também se reflete nos investimentos pesados em marketing. É o jeitinho Netflix de ser que tem dado certo desde que foi fundada em agosto de 1997.
Ao futuro, veremos o que reserva à esta indústria que está em constante transformação. Além de assistir filmes, estou animada para assistir ao desenvolvimento desse modelo de inovação tão importante.
Tenham um bom dia, pessoal! Go ahead, make my day.
PS: quero saber se alguém aqui assiste TV e conseguiu identificar as referências no texto.