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Saúde & Sucesso

Ansiedade: como lidar com ela no dia a dia?

junho de 2020


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Escrito por: Fabi Sabatini

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Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Você sabia que o Brasil é o país com a sociedade mais ansiosa do mundo? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira possui algum tipo de transtorno de ansiedade.

Mas como podemos manter a mente sã se as nossas rotinas costumam ser tão conturbadas?

Pensando nisso, há alguns dias fiz uma live com uma querida amiga psicóloga que listou algumas dicas para lidar melhor com a ansiedade no dia a dia. Abaixo falo um pouco sobre as conclusões que a gente chegou.

A ansiedade é normal?

A ansiedade é uma emoção natural e faz parte do funcionamento normal do nosso organismo. É a ansiedade que permite que nosso corpo esteja pronto para o enfrentamento de situações estressantes, como a apresentação de um trabalho na faculdade ou uma reunião de trabalho.

Quando a ansiedade está atuando de forma controlada, ela faz com que você fique mais atento e preparado para enfrentar melhor os desafios do seu dia a dia. Mas precisamos “ligar o alerta” quando a ansiedade ultrapassa os limites saudáveis e começa a afetar a nossa qualidade de vida.

Como minha amiga psicóloga bem definiu, “ansiedade é quando temos excesso de futuro e falta de presente”. Ou seja, é quando deixamos de presenciar o momento que estamos vivendo para nos anteciparmos e nos preocuparmos com situações que podem ou não ocorrer em um momento futuro.

Embora a ansiedade seja difícil de diagnosticar, alguns sintomas costumam indicar que ela anda fora de controle:

  • Inquietação ou irritabilidade;
  • Falta de concentração;
  • Pensamento acelerado;
  • Preocupação excessiva;
  • Medo constante;
  • Palpitações;
  • Insônia ou excesso de sono;
  • Prisão de ventre ou diarreia;
  • Falta de ar ou respiração rápida;
  • Fadiga sem causa aparente.

É claro que cada pessoa pode desenvolver sintomas diferentes de ansiedade. Se você está experimentando algumas das sensações da lista, procure um médico. O diagnóstico deve ser sempre realizado por um profissional de saúde especializado, ok?

Como lidar com a ansiedade no dia a dia?

Apesar de muitas pessoas não desenvolverem o Transtorno de Ansiedade Generalizada, em momentos de tensão é muito comum experimentarmos um estado de ansiedade constante ao longo do dia.

Para ajudar você a lidar com esses momentos, confira algumas dicas:

1. Procure estar presente

Como já citado anteriormente, uma das origens da ansiedade é a dificuldade em viver o tempo presente. Estamos sempre acelerados e na busca pelas soluções no futuro. E o futuro é algo que está completamente fora do nosso controle, concorda?

Por isso, quando estiver se sentindo ansioso, procure voltar seus pensamentos para o que está acontecendo agora.

Reassuma a consciência de onde está o seu corpo e traga a sua mente de volta para o presente. No calor do momento esse pode não parecer um exercício tão fácil, mas não desista! Com o tempo e a prática ele vai ficando mais simples.

2. Tenha uma rotina

Quando as coisas saem do nosso controle, não tem jeito: a ansiedade toma conta. Isso acontece porque a rotina é um elemento importante da nossa estrutura mental e emocional.

Em alguns momentos da vida podem ocorrer quebras abruptas na nossa rotina, exigindo uma readaptação da mente a circunstâncias totalmente novas. Mas esse nem sempre é um processo simples, tampouco rápido, e a dificuldade para se adaptar a um novo cenário pode provocar surtos de ansiedade difíceis de controlar.

Para evitar que isso aconteça, procure identificar padrões na sua nova realidade que se pareçam com algo que você já costumava fazer antes. E tenha paciência! Se for construindo aos poucos sua nova rotina em torno desses hábitos, você verá que a adaptação será bem menos traumática.

Embora às vezes seja bom para sua saúde sair da rotina, essa não deve ser a regra. Uma vida bem estruturada é o que ajuda a manter a ansiedade sob controle.

Acordar sempre no mesmo horário, fazer as refeições no mesmo lugar, ter momentos para os hobbies, ter um horário de trabalho definido e saber a hora de parar para descansar são algumas boas maneiras de manter sua saúde mental sempre em bom estado.

Se você quiser saber o que mais precisa fazer para ter uma rotina de Saúde & Sucesso, esse post é um bom lugar para começar.

3. Encontre uma maneira para lidar com as frustrações

Embora manter uma rotina seja benéfico para sua saúde, lembre-se que boa parte da vida não está sob seu controle.

Por isso, treine o seu cérebro para lidar com as frustrações que possam surgir no seu dia. Uma mente adaptável é muito mais forte do que uma mente estagnada!

4. Tenha uma alimentação saudável

Como eu costumo dizer para as minhas clientes, a alimentação tem um poder extraordinário sobre o nosso corpo. A falta ou o excesso de algum nutriente pode alterar toda a sua química corporal e aumentar ainda mais os sintomas da ansiedade.

Por isso, evite alimentos com substâncias estimulantes, tais como o café e o açúcar, que podem aumentar o seu nível de estresse e atrapalhar qualquer tentativa de relaxamento do seu corpo.

Sabia que a ansiedade provoca surtos de compulsão alimentar? Se você anda sofrendo com isso, aqui no blog da Rebel damos 5 dicas para se livrar da vontade de atacar a geladeira.

Mantenha-se longe dos pacotinhos industrializados e busque sempre consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais. Ao adicionar o consumo de vegetais, frutas, grãos integrais, legumes e proteína magra em suas refeições, você sentirá uma enorme diferença no modo como seu cérebro lida com a ansiedade.

5. Medite

Não é segredo para ninguém que a meditação pode transformar a nossa forma de ver o mundo. E não é preciso praticar nenhum tipo especial de meditação. Apenas a prática de separar alguns minutos do seu dia para para tentar limpar a mente já faz uma grande diferença.

Há diversos sites, aplicativos e canais do Youtube que ensinam gratuitamente a meditar em casa. Mas, caso essa não seja muito a sua praia, tente ao menos dedicar alguns momentos à sua respiração. Pode ser antes de dormir ou logo depois de acordar, tanto faz. O importante é treinar sua mente para que ela saiba voltar ao presente sempre que você precisar.

6. Peça ajuda!

Se a sua situação estiver fora de controle, não tenha medo de pedir ajuda!

Amigos ou entes queridos podem sempre estar à disposição, mas para casos mais severos é importante buscar o auxílio de um profissional treinado. Só ele será capaz de fazer você lidar com seus sentimentos nos momentos em que a situação estiver fora do controle.

Se por acaso a sua ansiedade tiver origem em algum problema financeiro, chama a Rebel! Nosso Crédito ≠ pode te dar um alivio em um momento de dificuldade.

Independentemente da sua situação, estamos aqui para ajudar você a conquistar uma vida mais saudável, tranquila e sem dores de cabeça.

Conte com a gente!

≠ Rebel



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