Se você está considerando fazer um empréstimo consignado, pode estar se perguntando se é possível fazer um empréstimo sem margem disponível. A resposta é sim. Mas, vale ficar atento a algumas questões.
Por serem descontadas diretamente da folha de pagamento do contratante, as parcelas de um empréstimo consignado devem corresponder, no máximo, a 35% do salário ou benefício que a pessoa recebe.
Quando alguém pega mais de um empréstimo desse tipo, é provável que fique sem margem, ou seja, que as parcelas de um novo empréstimo não se encaixem dentro desses 35% estipulados por lei.
O que muitos não sabem é que, mesmo sem margem consignável, é possível pegar um empréstimo. Primeiramente, o ideal é que os consumidores saibam como calcular a margem consignável de um empréstimo, para poder administrar mais de uma operação ao mesmo tempo.
Como fazer um empréstimo consignado sem margem?
Existem duas maneiras para conseguir um empréstimo sem margem. São elas:
Refinanciamento da dívida
Quem já pagou parte de uma dívida de outro empréstimo consignado pode recorrer a esta opção. Renegociar o débito com o banco pode permitir a prorrogação de uma dívida, aumentando o prazo de pagamento, para diminuir os valores das parcelas e, assim, acrescentar outro empréstimo.
A desvantagem é o crescimento da dívida, não só pela opção de pegar outro empréstimo, mas também pelo aumento do prazo de pagamento, o que pode embutir mais juros e elevar o Custo Efetivo Total (CET) da operação.
Portabilidade da dívida
Outro modo para pegar um empréstimo consignado sem margem é fazer a portabilidade da dívida. Nesse caso, o consumidor deve encontrar um banco ou financeira que aceite comprar sua dívida anterior para, assim, juntar todos os empréstimos em um só, descontando as parcelas pagas e estendendo o prazo de pagamento.
Cuidado!
Alguns bancos ou financeiras tentam convencer os clientes a debitar as parcelas de um empréstimo consignado diretamente da conta corrente. Porém, esse procedimento acaba por transformar um consignado em um empréstimo pessoal.
Com isso, o contratante provavelmente pagará juros e encargos mais altos do que os de um consignado. Por isso, fique atento!
No empréstimo consignado, o desconto é sempre feito na folha de pagamento ou do benefício, sem a inclusão de contas correntes, boletos, etc.
Outro ponto importante é que é preciso considerar todas as vantagens e desvantagens. Apesar de ser bastante vantajoso, um empréstimo consignado pode não ser a melhor opção para certos perfis de clientes.
Avaliar todos os pontos necessários para pegar um empréstimo é essencial. Além disso, o empréstimo sem margem deve ser o último recurso do consumidor. É preciso, antes de tudo, estabelecer o controle de sua vida financeira para evitar um endividamento exagerado, que pode ser irreversível.
Este artigo ajudou a entender como você pode pegar um empréstimo consignado sem margem? Então, curta e compartilhe nas redes sociais! Também acesse o nosso site e confira mais conteúdos sobre educação financeira.